WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Torne-se um fruticultor bem-sucedido! Baixe nosso E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Nosso livro digital de fruticultura é constituído de importantes informações sobre formação de pomar e muito mais!

Torne-se um fruticultor bem-sucedido! Baixe nosso E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

“A implantação do pomar deve ser fundamentada em um bom planejamento para que o fruticultor alcance ótimos resultados no futuro”, explica Dalmo Lopes de Siqueira, professor do CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas. As frutíferas devem ser plantadas em locais, que lhes garantam o fotoperíodo ideal, ou seja, o melhor tempo de exposição à luz do sol. Além disso, para que o pomar seja produtivo, é indispensável selecionar as espécies de frutíferas mais promissoras para a região.

Espécies de frutíferas


Fatores, como sazonalidade da espécie de frutífera e comportamento do mercado para o tipo de fruta, são fundamentais para o sucesso da fruticultura. Da mesma forma, o clima da região deve ser favorável às frutíferas. Algumas espécies são de clima tropical ou subtropical, enquanto outras são próprias de clima temperado. Tamanha a importância das condições climáticas regionais que elas impactam na época da colheita das frutas.

Formação do pomar


Na formação do pomar, para maior oferta de produtos ao mercado, é interessante cultivar frutíferas variadas. Além disso, como algumas frutíferas produzem apenas em uma época do ano, a diversidade de espécies no pomar é uma ótima estratégia. Entretanto, o pomar deve ser constituído de frutíferas com boa aceitação por parte do consumidor e maior rendimento da fruta in natura e/ou processada.

Aquisição das mudas


Além disso, as mudas das frutíferas devem ser adquiridas de fornecedores idôneos e credenciados em órgãos de fiscalização do governo. Principalmente porque mudas de má procedência não vingam, ou pior, podem contaminar todo pomar com pragas e doenças. Como resultado, o fruticultor terá perdas econômicas irreparáveis. Por isso, é impreterível visitar os viveiristas da região para conhecer o processo e a qualidade da produção.

Brinde exclusivo do Grupo CPT!


Com o objetivo de orientar fruticultores ou novos empreendedores do ramo, a equipe de conteúdo desenvolveu o E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas. Este é um brinde exclusivo do Grupo CPT, como forma de reconhecimento e respeito a todos os empreendedores rurais. Nosso livro digital de fruticultura é constituído de importantes informações sobre formação do pomar, dicas de seleção de mudas frutíferas, importância das podas, dicas de irrigação e adubação, controle de pragas e muito mais!

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

 

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.

Leia o artigo "Fruticultura irrigada permite obter frutos de qualidade em todas as regiões e na entressafra."

Por Andréa Oliveira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!