WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saiba como combater as pragas e doenças da produção de maracujá

O pulgão está na lista negra dos agricultores. A morte prematura é a que propicia maior problema fitossanitário da cultura

 

É preciso que sejam feitas inspeções constantes no pomar com o objetivo de identificar os problemas.

 

A produção de maracujá é uma atividade que pode ser lucrativa tanto para grandes produtores, quanto para pequenos, sendo importante fonte de renda no âmbito da agricultura familiar. No entanto, o aparecimento de determinadas pragas e doenças pode virar uma catástrofe para o produtor.

O pulgão está na lista negra um dos agricultores. Eles vivem em colônias e transmitem uma doença conhecida como vírus do endurecimento dos frutos. As plantas com sintomas da virose devem ser imediatamente erradicadas. Outra medida importante é evitar o plantio, nas imediações do pomar, de espécies hospedeiras dos pulgões, tais como, pepino, melancia, abóbora, melão, ervilha e tomate.

Segundo o professor Waldir Vicente dos Santos, no curso Produção de Maracujá elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “entre as doenças do maracujazeiro, a morte prematura é a que propicia maior problema fitossanitário da cultura. Ela ataca as folhas e ramos da planta, levando-a a morte em plena idade produtiva”.

Os principais sintomas da doença são uma grande desfolha e a presença de manchas amareladas nas hastes principais, que se juntam e secam, com a formação de grandes áreas descoloridas ou de cor pardo-avermelhada, destruindo o tecido cortical externo, secando as hastes e provocando a morte da planta.

De acordo com Waldir Vicente, que também é coordenador da Horticultura da Emater, algumas medidas preventivas podem ser tomadas. “Quando o solo é argiloso, permanecendo úmido por muito tempo após as chuvas ou em culturas irrigadas, o plantio deverá ser feito em camalhões de base larga, com o objetivo de assegurar melhor drenagem na região do colo e das raízes superficiais. Deve-se utilizar sempre substrato rico em matéria orgânica para uma boa formação das mudas, como também sacos plásticos de tamanho compatível com o sistema radicular da planta. Outra providência é executar um criterioso preparo do solo, com correção da acidez e farta adubação do pomar”, explica o professor.

Dessa maneira, é preciso que sejam feitas inspeções constantes no pomar com o objetivo de identificar os problemas. Atualmente, o maracujá é comercializado como fruta fresca para mercados atacadistas e varejistas e, principalmente, para as indústrias de processamento de suco e outros derivados. O suco de maracujá é o terceiro mais produzido no Brasil, atrás do suco de laranja e do de caju.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jose Maria Bezerra

11 de abr. de 2021

Moscas destruindo as flores do maracujá. Como acabar ou exterminar essas moscas ?

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jun. de 2021

Olá, Jose Maria

Como vai?

A melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação, de suas informações.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika


Manoel Lima da Silva

10 de jun. de 2020

Muito bom, o material.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jun. de 2020

Olá,Manoel

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Cecília Pena da silva

31 de mai. de 2020

Tenho algumas mudas de maracujá e tem algum bichinho comendo as folhas,o que fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jun. de 2020

Olá,Cecília

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Recomendamos que procure um agrônomo especializado em fruticultura na sua região, para que este profissional consiga orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Edmundo Freitas

13 de abr. de 2020

Muito boas as recomendações, tirei todas as dúvidas.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de set. de 2021

Olá, Edmundo! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

Isabel Rocha Gonçalves

1 de mai. de 2017

Tenho um pé de maracujá doce, aquele rosa por dentro. Este ano deu muitas flores e muitos frutos, porém quando começa a madurar as frutas enrrugam e dentro as sementes estão secar e com muitos bichos. O que devo fazer.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai. de 2017

Olá Isabel,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que procure um técnico agrícola, para que o mesmo possa ver o que está atacando seu pé de maracujá.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

sidnei silva almeida

21 de abr. de 2017

Estou com uma plantação de maracujá, estava perfeita ai choveu uns 7 dias seguidos, após essa chuva o maracujá enramou bastante e começou a florar. só q agora essa planta ja produzindo está morrendo todo dia morre vários pés. o que devo fazer pra salvar minha plantação

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de abr. de 2017

Olá Sidnei,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que consulte um técnico agrícola para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcos Raniere Calheiros de melo

5 de set. de 2016

Queria o curso de mamão e maracujá e banana da terra.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de set. de 2016

Olá Marcos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância Produção de Mamão, Produção de Maracujá e Produção de Banana.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

claudia

26 de abr. de 2015

Oi meu pé de maracujá está cheio de branquinhos parecem algodão. Esta ficando seco o q devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de abr. de 2015

Olá, Claudia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que entre em contato com um especialista na área.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ailton agnelo dias

12 de abr. de 2015

Bom dia! Eu tenho 6 pés de maracujá e os frutos estão sendo atacados por insetos que furam os frutos o que devo fazer pra combater essas praga

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de abr. de 2015

Olá, Ailton!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure um engenheiro agronômo para mais informações de como proceder.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Caroline Neves Oliveira

21 de dez. de 2014

Tenho um pé de maracujá em casa, ele dá o fruto mais não da a polpa por dentro, outras vezes ele dá o fruto e antes mesmo de amadurecer ele cai, muitas das vezes aparece muitos besouros em volta do pé. Gostaria de saber se tem um remédio para essas coisas?

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jan. de 2015

Olá, Caroline!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure um especialista para mais informações de como proceder no controle desta praga.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?