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As 10 principais tendências para negócios de gastronomia

Pesquisa mostra que práticas ligadas à saúde e à sustentabilidade são as principais tendências

 

 A utilização de frutos do mar de origem local é uma das maiores tendências para a gastronomia. Foto: Deviantart.

Um levantamento realizado pela National Restaurant Association, nos Estados Unidos, apontou as principais tendências para os negócios gastronômicos. Foram entrevistados mais de 1.800 chefs, membros da American Culinary Federation.

Os chefs classificaram 223 itens, entre eles, alimentos, bebidas e temas culinários em diferentes categorias, como “notícias de ontem”, “eterno favorito” e “tendência aquecida” em cardápios dos principais restaurantes para 2012. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro do ano passado.

Também foram feitas perguntas sobre tecnologia. De acordo com os resultados, 26% dos chefs acreditam que aplicativos para smartphones é a principal novidade para este ano, 25% apontaram o uso dos tablets para conhecer cardápios e listas de vinhos, e outros 16% veem o uso das redes sociais como a principal tendência.

Apesar dos resultados serem baseados na economia americana, eles se enquadram em preocupações mundiais, como sustentabilidade, nutrição infantil, saúde e abastecimento. Segundo a pesquisa, os dados podem ajudar a melhorar os atuais estabelecimentos e a nortear os negócios que serão desenvolvidos na área gastronômica. Confira a lista das principais tendências do mercado de gastronomia para 2012:

1 – Usar carnes e frutos do mar de origem local;
2 – Comprar produtos cultivados localmente;
3 – Oferecer refeições saudáveis para crianças;
4 – Utilizar ingredientes regionais;
5 – Ter a sustentabilidade como um tema culinário;
6 – Ter nutrição infantil como tema culinário;
7 – Tornar-se especialista em alimentos hipoalergênicos e sem glúten;
8 – Produzir vinho e pesquisa localmente;
9 – Comprar frutos do mar sustentáveis;
10 – Oferecer pratos integrais para crianças.

Por: Maria Clara Corsino.

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