O arroz carreteiro, arroz de carreteiro ou, simplesmente, carreteiro é originário do Rio Grande do Sul, mas se tornou muito popular em Minas Gerais, quando os tropeiros gaúchos levavam charque para ser vendido em Minas. Naquela época, eles não tinham como armazenar os alimentos frescos (as carnes eram salgadas) e nem tinham como cozinhar vários pratos ao mesmo tempo, pois a panela costumava ser uma só.
O tempo passou, as tropas praticamente não existem mais. Entretanto, o arroz carreteiro permaneceu como um prato muito apreciado em ambos os estados. É fácil de fazer, muito nutritivo e saboroso. Abaixo, segue a receita que carrega sabor, história e tradição.
Ingredientes
3 xícaras de arroz;
5 dentes de alho;
1 cebola média;
1kg de carne seca;
100g de vagem;
250g de cenoura;
2 espigas de milho verde ou 1/2 lata de milho;
10 azeitonas;
Cheiro verde.
Modo de preparo
Retire o sal da carne um dia antes de fazer a receita. Pique-a em tamanhos pequenos e frite-os até dourar. Junte a cebola e o alho. Depois que eles estiverem dourados, coloque o arroz, a vagem e a cenoura picados, o milho verde e refogue tudo.
Coloque 6 xícaras de água e deixe cozinhar por aproximadamente 40 min. Deixe secar ainda por uns 10 min antes de servir, com o fogo desligado. Em seguida, salpique o cheiro verde e as azeitonas picadas. Pode ser servido sozinho ou com salada, molho de tomate, feijão cremoso, linguiça ou ovos.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Tânia Maria de Araújo
21 de mar. de 2019Comprei na segunda-feira um quilo de arroz carreteiro no mercado mundial da ilha do governador, para minha surpresa ao abrir o saco hoje venho cheio de bichinhos. Com validade para outubro de 2019. Isso infelizmente já é a segunda vez que me acontece.

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de mar. de 2019Olá Tânia,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Sugerimos trocar no supermecado e fazer uma reclamação no site da empresa.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto