
A renda de uma fazenda leiteira se deve a dois fatores: ao volume de leite vendido e a venda de animais.
Segundo Rui da Silva Verneque, professor do Curso CPT Melhoramento genético de gado de leite,
"Na seleção de vacas para a produção de leite, dois critérios podem ser empregados: a capacidade mais provável de produção, que permite realizar uma previsão da sua produção em lactações futuras com base em lactações passadas, e o seu valor genético para produção, que é estimado usando-se registro de produção da própria vaca e informações de parentes, e que serve para selecionar as matrizes que deverão ser mães das novas gerações de novilhas de reposição".
Mas, afinal, quais características devem ter as vacas para serem classificadas como boas produtoras de leite? Essas características são:
- Alta produção de leite com alta porcentagem de gordura e proteína.
- Vida útil ou produtiva longa.
- Boa conformação de úbere que reduz a incidência de mastite.
- Ausência, ou mínimo de problemas da reprodução.
- Conversão alimentar eficiente para produção de leite.
- Boa conformação de cascos.
- Ser saudável e de boa resistência, o que minimiza a incidência de doenças.
Características raciais e funcionais
Além dos pontos desejados, o produtor não deve descuidar da seleção para características raciais e o tipo funcional, observando sempre úbere bem aderido, tetas curtas, pernas e pés com ângulos corretos e, finalmente, uma boa capacidade corporal, para garantir a ingestão de forragem, visando à produção econômica de leite.
Observar, também, os índices reprodutivos e produtivos como idade ao primeiro parto, intervalo entre partos, período seco, porcentagem e produção de gordura.
Rusticidade
A rusticidade funcional é outra característica para seleção, que é a capacidade de a vaca ter boas produções de leite a partir da pastagem. Pasto no período das águas e pasto mais silagem na seca.
Outro produtor pode querer selecionar a vaca para produzir confinada com altas produções e com as características de uma raça pura.
Saúde animal
Em síntese, a atual situação dos rebanhos de alta produção leiteira merece atenção. É necessário trabalhar em busca de um balanço equilibrado entre a produção e a saúde animal.
As vacas precisam manter os ciclos reprodutivos e precisam de longevidade, mas para encontrar esse equilíbrio entre produção e saúde é necessário, antes de mais nada, conhecer os índices do rebanho e detectar onde estão os maiores pontos de desequilíbrio.
Um bom começo é enfatizar a fertilidade, a saúde e a longevidade no momento da definição dos acasalamentos e compra de sêmen.
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Beatriz Cordeiro Fernandes
9 de jan. de 2023Queria informações sobre a alimentação de todos os animais possíveis

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de jan. de 2023Olá, Beatriz! Tudo bem com você?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já está tentando contato com você para te passar maiores informações. Nosso DDD é 31.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.

Larissa Weber
19 de ago. de 2021Gostaria de saber mais sobre o conteúdo.

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de ago. de 2021Olá, Larissa! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. O CPT disponibiliza na área em questão vários cursos.
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados nos cursos.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.