
Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg. “Esse consumo é dependente principalmente da produção de leite da vaca”, afirma Juliano Ricardo Resende, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento.
Aproximadamente, a metade dos nutrientes é usada para mantença. O restante é destinado à produção de leite. Desses 15 kg, pelo menos 30%, o que corresponde a 4,5 kg, devem se originar de alimentos volumosos. Como os volumosos, em média, apresentam 15% de matéria seca, esses 4,5 kg de matéria seca estão contidos em, aproximadamente, 30 kg de capim de boa qualidade. Entretanto, essa mesma vaca poderia ingerir até 80 kg de forragem, atingindo um consumo de matéria seca de 12 kg, em 24 h.
Concluí-se, então, que vacas podem ser alimentadas exclusivamente com volumosos, mas não podem ser alimentadas exclusivamente por concentrados, apesar da maior qualidade nutricional desses alimentos.
Lembre-se de que a nutrição de gado leiteiro visa à saúde ruminal para que a vaca tenha longevidade, diferente da nutrição de gado de corte, em que o abate precoce é desejável.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
-
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.