WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como garantir o sucesso na produção de leite: desafios e requisitos?

Desvendando o caminho para uma produção de leite de sucesso: como superar desafios e atender aos requisitos essenciais?

Como garantir o sucesso na produção de leite: Desafios e requisitos?

Para o gerenciamento de qualquer sistema de produção de leite, o produtor precisa contar com a ajuda de diversos profissionais, como médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros, entre outros, pois são muitos os aspectos envolvidos no gerenciamento da atividade, explica o Prof. Dr. Flávio Alves Damasceno do Curso CPT Compost Barn - Mais Lucro Na Produção De Leite. Tais aspectos consistem em: manejo dos animais; sanidade; infraestrutura; meio ambiente; conforto animal; nutrição; genética; recursos humanos e tecnologia.


Assim, percebe-se que a execução da atividade leiteira é multidisciplinar, que não se resume apenas a ordenhar vacas; é um processo complexo que requer uma compreensão profunda de muitos aspectos, habilidades e áreas de expertise diversas.


Um dos primeiros aspectos que se deve pensar no planejamento do sistema é a adequação das instalações. Para o Compost Barn, de um modo geral, elas devem ser abertas, bem arejadas e de fácil higienização, promover a proteção dos animais contra as intempéries climáticas, a facilidade de manejo e a movimentação de forma racional e econômica dos animais, máquinas e equipamentos.


Os cinco principais requisitos básicos das instalações Compost Barn são:

• Boa qualidade do ar.
• Área de descanso confortável, limpa e seca.
• Fácil acesso à boa alimentação.
• Fácil acesso à água.
• Piso adequado nos locais de concreto.

Eles garantem melhoria na saúde e bem-estar dos animais e quantidade e qualidade do leite.


Comedouros e Bebedouros:

O planejamento de estruturas como comedouro e bebedouro é importante para permitir o fácil acesso dos animais durante o dia, a manutenção da qualidade nutricional dos alimentos e da água fornecida aos animais.


Os comedouros devem ficar próximos à pista de trato e acompanhando todo o comprimento da instalação. Para galpões de até 120 m, recomenda-se que seja colocado na lateral da instalação e aqueles com mais de 120 m, recomenda-se colocar o comedouro no meio com duas áreas de cama dividindo as duas laterais. Os comedouros também devem ser protegidos da ação da chuva e do sol para manter sua qualidade e o seu material de revestimento deve ser liso, como cerâmica e ardósia.


Já os bebedouros devem ser distribuídos ao longo de toda a instalação e ter uma boa vazão de água. Seu material de construção é variado, podendo ser de concreto, metal ou até mesmo plástico, observando-se apenas a facilidade para limpeza.

A qualidade da água também é algo de extrema importância. Vacas de alta produção bebem cerca de 70 L por dia, média que deve ser mantida para garantir a produção e o combate ao estresse térmico. A temperatura ideal da água de consumo deve ser por volta dos 20 °C, que também deve ser cristalina, sem cheiro e sem sabor, como a destinada ao consumo humano.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?