WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Como tratar o umbigo do bezerro recém-nascido

O umbigo do bezerro deve ser cortado na medida de dois dedos. A medicação a ser utilizada pode ser comprada pronta, manipulada na farmácia ou preparada na própria fazenda

Como tratar o umbigo do bezerro recém-nascido   Artigos CPT

 

Curar o umbigo do bezerro é um tratamento que deve ser feito logo após o nascimento. “É importante que o técnico ou tratador use equipamento desinfetado e em ambiente livre de sujeira”, afirma Pacifico Antônio Diniz Belém, professor do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos.

O umbigo do bezerro deve ser cortado na medida de dois dedos. A medicação a ser utilizada pode ser comprada pronta, manipulada na farmácia ou preparada na própria fazenda. O curativo deve ser feito todos os dias por três a quatro dias. Se correr tudo bem, o coto umbilical cairá por volta do nono dia.

Receita para o preparo na propriedade


Material
- 10 gramas de Iodo metálico;
- 3 gramas de iodeto de potássio;
- 10 mL de Água destilada; e
- 100 mL de Álcool etílico.

Modo de fazer
Dissolver o iodeto na água destilada e adicionar aos poucos o iodo que demora um pouco para dissolver. Em seguida, colocar o álcool até completar 100 mL. Essa quantidade dá para ser usada várias vezes, porque o umbigo é colocado dentro da solução por cerca de 3 minutos. A cada utilização, o recipiente deve ser fechado para ser utilizado outras vezes. Se aplicado corretamente, não haverá necessidade de repetir o tratamento.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Minha vaca foi mordida por cobra jararaca. O que fazer?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!