
Os acidentes ofídicos são, geralmente, fatais caso não se utilize o soro antiofídico imediatamente após os primeiros sinais de intoxicação ao veneno. “Pela rápida ação intoxicante dos venenos, é muito importante, vital mesmo, a qualquer proprietário rural, manter em sua propriedade um mínimo de ampolas de soro suficiente para salvar um animal”, afirma Pacifico Antônio Diniz Belém, professor do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos.
A demora no atendimento é fatal nesses casos. Acima de três horas após o acidente, o animal pode morrer ou ficar com lesões irreversíveis se não for tratado com soro, dependendo do local da picada. Quando a cobra venenosa ataca o animal, os sinais da picada são muito variáveis, indo desde os dois pontos hemorrágicos deixados pela presa até a uma simples arranhadura. Em alguns casos, pode haver até mesmo ausência de sinal.
Sintomas e sorologia
Após a picada, edema volumoso no local da picada. Dor, inchaço e manchas arroxeadas na região da picada. Pode haver sangramento no local, e em outras partes do corpo, como gengiva, ferimentos recentes e urina. É possível haver complicações, como infecção e morte do tecido (necrose) no local picado. Nos casos mais graves, os rins param de funcionar. Ministrar antibotrópico ou antibotrópico-laquético.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Pedilúvio e Casqueamento: 2 soluções para afecções em cascos bovinos
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.