Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ração para frangos: o que é preciso saber antes de fabricá-la?

Para poder formar uma boa composição de ração para frangos e fabricá-la é preciso que os ingredientes que a compõe satisfaçam as exigências nutritivas dos animais

Ração para frangos: o que é preciso saber antes de fabricá-la?   Dicas Cursos CPT

 

Para poder formar uma boa composição de ração para frangos e fabricá-la é preciso que os  ingredientes que a compõe satisfaçam as exigências nutritivas dos animais. Sendo assim, é necessário que o criador da fórmula conheça a composição e o valor dos vários alimentos que vai empregar. "Alimento é toda substância que serve para nutrir, sendo absorvido e utilizado pelo organismo, para manter a vida e fornecer determinada produção", afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso a Distância CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura, em Livro+DVD e Curso Online.

Os alimentos são constituídos de água e dos seguintes princípios nutritivos: proteínas, gorduras, hidratos de carbono minerais e vitaminas. Esses grupos abrangem substâncias semelhantes na estrutura e composição química, existindo, porém, vários tipos de proteínas, gorduras, hidratos, vitaminas e minerais. A falta de um desses elementos nas rações provoca doenças chamadas de “carência”, reduzindo a resistência dos animais e acarretando prejuízos à produção.

Valor nutritivo


O valor nutritivo de um determinado alimento é a soma de todos os princípios alimentícios digestíveis que o mesmo contém e do que despendeu o organismo no trabalho de digestão e assimilação. A energia despendida pelo organismo no trabalho de digestão e assimilação varia conforme a natureza dos alimentos, sendo maior para as forragens grosseiras do que para os farelos. Esse fato é de particular interesse para as aves, que não utilizam com vantagem as forragens fibrosas, ricas em celulose.

Substâncias nutritivas


Os alimentos não têm a mesma constituição e o seu valor nutritivo é muito variável. São formados de substâncias nutritivas muito complexas, e assim constituídos:

I. Substâncias inorgânicas: água e minerais
II. Substâncias orgânicas:
- Azotadas: proteínas, azotados, não-proteicos (amidas)
- Não azotadas: matérias graxas e matérias extrativas não azotadas (hidratos de carbono, ácidos orgânicos, glicosidos não-azotados e substâncias amargas
III. Substâncias reguladoras: celulose, enzimas e vitaminas

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!