
O choco é uma condição fisiológica das aves caracterizado por uma alteração de sua rotina diária de alimentação, de comportamento, tentando bicar e amedrontar, pelo arrepio das penas e voz ameaçadora, quem se aproxima do ninho. As aves chocas passam a maior parte do dia no ninho sobre os ovos.
“Durante o choco, ocorre uma falência do ovário e do oviduto, que regredirão, interrompendo a postura de ovos. Esta situação é indesejável numa produção semi-intensiva e intensiva”, afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso a Distância CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura, em Livro+DVD e Curso Online. Algumas medidas simples poderão ser tomadas para evitar o choco, tais como: impedir o pernoite das aves no ninho, colher os ovos várias vezes ao dia, para impedir o seu acúmulo, evitar a redução do fotoperíodo.
As aves possuem, no ventre e no peito, terminações nervosas que, em contato com os ovos, estimulam a síntese de prolactina, que, por sua vez, inibe a liberação de estrógenos. O hormônio estrógeno atua mantendo a atividade de postura. A redução do fotoperíodo também atua estimulando a síntese de prolactina.
Se, por um descuido qualquer, houver o aparecimento de choco, podemos utilizar alguns artifícios para interromper tal estado. Dentre estes, temos: isolamento das aves do ninho, com ração à vontade e luz durante 24 horas, durante dois dias; imersão da ave choca duas vezes, por alguns segundos em um balde com água fria.
Todos os métodos utilizados visam interromper através do medo a secreção dos hormônios responsáveis pela condição do choco.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Devo alimentar galinhas com MANDIOCA?
- Bananeira na alimentação de galinhas? Como assim?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.