
Para que o alimento seja absorvido e utilizado pelo organismo das aves é necessário que as grandes e complexas moléculas (proteínas, lipídeos, carboidratos entre outros) sejam quebradas em subunidades menores. Nas aves, o processo digestivo tem início no estômago, o qual é dividido em duas partes distintas, o proventrículo (estômago glandular) e a moela (estômago muscular).
O proventrículo é uma estrutura localizada entre o esôfago inferior e a moela, sendo recoberto por uma camada mucosa glanular com função secretora, glândulas gástricas secretoras. “É responsável pela secreção de enzimas e do ácido clorídrico”, afirma Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.
O bolo alimentar caminha pelo proventrículo e é embebido pelo suco gástrico secretado pelas células péptico-oxínticas (semelhante às células principais e parietais dos mamíferos). O suco gástrico é composto por água, HCI, sais, pepsinogênio e mucina. A secreção gástrica é influenciada pela presença de alimento no estômago, pelo controle nervoso e pelo controle hormonal (gastrina, secretina e pancreozina). Do proventrículo, o alimento é impulsionado para a moela.
A moela é considerada um estômago muscular, responsável pela trituração e maceração só alimento (mastigação). Apresenta uma musculatura altamente desenvolvida e forte, resistente à ação do HCI.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.