WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Para que serve a moela nas aves?

Nas aves, o processo digestivo tem início no estômago, o qual é dividido em duas partes distintas, o proventrículo (estômago glandular) e a moela (estômago muscular)

Para que serve a moela nas aves?   Dicas Cursos CPT

 

Para que o alimento seja absorvido e utilizado pelo organismo das aves é necessário que as grandes e complexas moléculas (proteínas, lipídeos, carboidratos entre outros.) sejam quebradas em subunidades menores. Nas aves, o processo digestivo tem início no estômago, o qual é dividido em duas partes distintas, o proventrículo (estômago glandular) e a moela (estômago muscular).

O proventrículo é uma estrutura localizada entre o esôfago inferior e a moela, sendo recoberto por uma camada mucosa glanular com função secretora, glândulas gástricas secretoras. “É responsável pela secreção de enzimas e do ácido clorídrico”, afirma Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira, em Livro+DVD e Curso Online.

O bolo alimentar caminha pelo proventrículo e é embeido pelo suco gástrico secretado pelas células péptico-oxínticas (semelhante às células principais e parietais dos mamíferos). O suco gástrico é composto por água, HCI, sais, pepsinogênio e mucina. A secreção gástrica é influencida pela presença de alimento no estômago, pelo controle nervoso e pelo controle hormonal (gastrina, secretina e pancreozina). Do proventrículo, o alimento é impulsionado para a moela.

A moela é considerada um estômago muscular, responsável pela trituração e maceração só alimento (mastigação). Apresenta uma musculatura altamente desenvolvida e forte, resistente à ação do HCI.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!