WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como garantir a saúde das galinhas poedeiras por meio da vacinação? PT 1

Principais doenças prevenidas e protocolos de vacinação recomendado


O preço gasto em cuidados sanitários, como limpeza e sanitização dos galpões e vacinação, é muito menor do que os prejuízos gerados pelo descarte de toda a criação afetada por uma grave enfermidade. Desse modo, investir em programas de sanidade animal é a forma mais eficaz de prevenir doenças atualmente, desde que elaborado por um médico veterinário capacitado, explica o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria E Recria.

A vacinação é um dos carros-chefes de um programa de sanidade, que varia de propriedade para propriedade em função do risco sanitário da região onde a granja está localizada e das suas condições de biossegurança. A única vacina obrigatória na criação de poedeiras comerciais é a Marek, que deve ser aplicada no incubatório no primeiro dia de vida dos pintainhos.

A vacinação em regiões de risco deve ser realizada como medida de prevenção, com o intuito de proteger as aves contra doenças como:

Cólera aviária: é contagiosa, ocorre de uma hora para outra, matando subitamente algumas aves. Sintomas: febre, abatimento, cristas e barbelas inchadas e azuladas, baba espessa, diarreia verde-amarelada, penas eriçadas, respiração ofegante. Peça orientação a um veterinário.

Coriza aviária: enfermidade que ocorre mundialmente e se caracteriza por corrimento nasal, espirros e edemas da face baixa dos olhos. A doença se apresenta em aves de fundo de quintal, exóticas e industriais. Geralmente, apresentam-se em locais frios e abrigos mal construídos. Sintomas: perda de apetite, espirro e tosse, congestão nasal, edema, perda de peso, várias aves adoecem ao mesmo tempo e a mortalidade pode ser alta.

Encefalomielite aviária: é causada por vírus, espalha-se rapidamente e, devido à infecção que causa nos intestinos e no aparelho reprodutor das galinhas, causa uma queda significativa na produção de ovos. A contaminação nos intestinos e na cloaca poderá atingir também os pintos que estão nos ovos sendo incubados. Sintomas: tremor na cabeça e no pescoço.

Gumboro: enfermidade viral, muito contagiosa e ocorre a morte de aves de três a sete semanas de idade. O vírus é eliminado nas fezes e por isso circula de galpão para galpão se não houver extremo cuidado com relação à desinfecção do local. Sintomas: falta de apetite, depressão, desidratação, alta mortalidade, diarreia acentuada. Não existe tratamento para essa doença.

Doença de Newcastle: é uma doença fatal que se espalha rapidamente, causada por um vírus e transmitida através de espirros, carcaça de aves contaminadas, ingestão de água e alimentos contaminados.


Como garantir a saúde das galinhas poedeiras por meio da vacinação? PT 1

Leia a parte 2 clicando aqui! 

A capacitação profissional na área de avicultura torna-se um pilar de sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atuais e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar o sucesso. O Curso Galinhas Poedeiras - Cria E Recria  é a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça agora os Cursos na Área de Avicultura.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?