WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como garantir a saúde das galinhas poedeiras por meio da vacinação? PT 2

Como garantir a saúde das galinhas poedeiras por meio da vacinação? PT 2


Sintomas: redução do consumo de água e ração, animais sentem muito frio e se aproximam de fonte de calor, são acometidos de espirros, respiração ofegante e apresentam ronco, sinais nervosos nas asas caídas e tremores, explica o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria E Recria.


• Bouba aviária:

É a doença mais comum nas aves e produz nódulos na pele. Os mosquitos são os transmissores da doença, que é conhecida também como caroço ou pipoca.

Sintomas: os caroços ou pipocas, geralmente, localizam-se somente na região da cabeça e superior do pescoço, podendo ocorrer também em todo o corpo da ave. Elas, geralmente, têm febre, tristeza e penas arrepiadas, lesões ao redor das narinas, catarro, placas e bolhas na boca e eventualmente perda da visão.

 

• Marek:


É uma enfermidade viral, muito contagiosa e é mais frequente em criações industriais. A doença se transmite facilmente entre as galinhas através da descamação de penas das aves infectadas e pela saliva.

Sintomas: várias aves morrem sem apresentar sintomas, outras apresentam paralisia das pernas e asas, lesões no nervo ciático e tumores no fígado, nos rins, ovários, no baço e nos pulmões. É muito importante que, ao adquirir os pintainhos, todos estejam vacinados e as instalações sejam manejadas corretamente.

O programa estabelecido pelo médico veterinário deve ser seguido à risca. Mas, antes disso, é preciso saber os cuidados a serem tomados com as vacinas:


Devem ser conservadas, quando necessitarem de refrigeração, à temperatura de 2 a 8°C.


Não devem ser congeladas (com exceção da marek).


A aplicação deve ser feita somente em aves sadias.


Depois de aberto o frasco, o conteúdo deve ser utilizado completamente, devendo-se descartar corretamente os frascos e conteúdos não utilizados (sobras).


A água a ser utilizada na preparação da vacina deve estar isenta de desinfetantes, detergentes, cloro, ferro, nitratos etc. O fornecimento de água deve ser suspenso, no mínimo, 2 horas antes da administração da vacina, caso seja fornecida na água de bebida. Isso vai fazer com que as aves ingiram a vacina juntamente com a água, pois estarão com sede.


Os bebedouros não devem ser expostos com vacina à radiação do sol. Respeitar o prazo de validade das vacinas, assim como as dosagens recomendadas pelo fabricante.


Como garantir a saúde das galinhas poedeiras por meio da vacinação? PT 2

Leia a parte 1 clicando aqui! 

 A capacitação profissional na área de avicultura torna-se um pilar de sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atuais e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar o sucesso. O Curso Galinhas Poedeiras - Cria E Recria  é a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça agora os Cursos na Área de Avicultura.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?