
Apesar de passarem despercebidos para a maioria dos leigos, há vários aspectos que diferenciam as formigas saúvas das quem-quens. “As saúvas (gênero Atta) são maiores e possuem três pares de espinhos no dorso do tórax, enquanto as do gênero Acromyrmex (quem-quens) possuem quatro ou cinco pares”, afirma Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso a Distância CPT Controle de Formigas Cortadeiras, em Livro+DVD e Curso Online.
Outra observação a se considerar é que nas colônias de saúvas podem ser encontradas operárias com diferença bastante significativa no tamanho, desde cerca de 2 mm de comprimento de corpo, até 1,5 cm, no caso dos soldados. Já nas quem-quens essa diferença é muito menor e não existe a casta dos soldados.
A diferença mais fácil de ser identificada, porém, é pelos ninhos, pois o das saúvas possuem grande quantidade de terra solta, frequentemente, com mais de 50 m2, enquanto que os ninhos de quem-quens não ultrapassam 5 m2 de superfície de terra solta.
Internamente, eles também são bem distintos, sendo os de saúvas muito maior e profundo, com até 8 m de profundidade, 8 mil câmaras de cultivo de fungo. Os ninhos de quem-quens são bem menores, com cinco câmaras no máximo e podem atingir 2 m de profundidade.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Formigas andam atacando sua lavoura? Conheça as 3 cortadeiras mais comuns!
- Entenda a organização social das formigas cortadeiras
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.