
Ao terminar o voo nupcial, a rainha fecundada perde suas asas e inicia a formação de um novo formigueiro. “Uma vez que a rainha se encontra em um local propício, irá cavar ela mesma um túnel, formando uma pequena câmara a cerca de 10 cm de profundidade. Ela irá selar a entrada da câmara e, exceto se forçada, nunca mais emergirá, tornando-se fotofóbica”, afirma Prof. Dr. Guilherme Barcellos Gjorup, do Curso CPT Controle de Formigas Cortadeiras.
Cerca de dois dias após a formação dessa câmara, a rainha regurgita o pedaço de fungo que estava armazenado no gáster. Nesse início, como está solitária, é ela que tem o dever de realizar todas as operações, nessa única célula do formigueiro, que são: cuidar da colônia de fungo, colocar ovos, cuidar da prole e manter os cuidados consigo mesma.
A rainha, normalmente, inicia de imediato a postura de ovos que se desenvolvem em larvas após, aproximadamente, 25 dias e, depois de mais 10 dias, forma-se um casulo. Se as condições forem favoráveis, as operárias emergirão dentro de poucas semanas. A rainha irá se alimentar ou beber somente quando as operárias tiverem emergido; ela sobreviverá se alimentando dos músculos atrofiados de suas asas, além de consumir alguns de seus ovos.
Quando as primeiras operárias se tornam adultas, o que ocorre com cerca de 60 a 90 dias após a revoada, passam a desempenhar as funções de cuidar do formigueiro. Neste início, como existem poucas operárias, a rainha, ainda pode continuar a se alimentar sozinha, cuidar de sua limpeza e ajudar as operárias a alimentar as larvas. Quando o formigueiro passa a ser um pouco mais populoso a rainha passa a ter somente uma função: colocar ovos. Até a comida é levada em sua boca.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.