
As plantas obtêm os nutrientes que necessitam através da absorção pelas raízes dos elementos existentes na solução do solo. E são três os processos de absorção: interceptação radicular, fluxo de massa e difusão. Antes de qualquer coisa, esta absorção dependerá da existência ou de sua disponibilidade na solução do solo.
Segundo Eurípedes Malavolta, professor do Curso a Distância CPT Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação, em Livro+DVD e Curso Online, “O teor disponível de um nutriente em uma determinada condição depende, além das formas químicas que se encontram no solo, da capacidade de absorção da cultura, do desenvolvimento do sistema radicular, do tempo de crescimento e, ainda, de condições climáticas e da disponibilidade dos outros nutrientes”.
Aquela parte do nutriente que se encontra na solução do solo pode ser considerada como disponível, juntamente com uma outra parte que se encontra na fase sólida, mas em condições de transferência para a fase líquida. O termo “fator intensidade” tem sido utilizado para determinar os nutrientes em solução que estão prontamente disponíveis, o termo “fator quantidade”, para os elementos existentes na fase sólida em forma disponível.
Os nutrientes que ocorrem em solos como cátions trocáveis, como é o caso de cálcio, potássio e magnésio, apresentam um equilíbrio entre os teores em solução e os teores trocáveis adsorvidos na fase sólida, representando o fator quantidade, o que facilita o nosso compreendimento. No caso do potássio, por exemplo, existe a dificuldade em solos nos quais formas não-trocáveis podem tornar-se disponíveis; no do fósforo, existe um equilíbrio entre o elemento na fase sólida e o fósforo em solução, no entanto, há muita dificuldade em determinar o que seria realmente o fósforo disponível. No caso do nitrogênio e do enxofre, os teores em solução podem ser considerados o fator intensidade. A dificuldade se encontra no limite de profundidade da amostra de solo, já que os ânios nitrato e sulfato movimentam-se no perfil e podem ser absorvidos pelas plantas desde a superfície até as camadas mais profundas.
A parte dos nutrientes em forma orgânica que pode ser mineralizada é sempre uma incógnita, além de não estar em equilíbrio com as formas minerais.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.