WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Entenda a organização social das formigas cortadeiras

As formigas cortadeiras são insetos com alto grau de organização social no formigueiro, com estrutura muito complexa e divisão de tarefas bem definida, para garantir sua sobrevivência

Entenda a organização social das formigas cortadeiras   Artigos Cursos CPT

 

As formigas cortadeiras são insetos com alto grau de organização social em sua sociedade (formigueiro), com estrutura muito complexa e divisão de tarefas bem definida, fundamental para garantir sua sobrevivência. O principal membro é a rainha, que é responsável pela reprodução e geração de novos indivíduos; as operárias são as que ocorrem em maior número e são responsáveis por diversas tarefas como cuidar das larvas e pupas, coletar alimento, cultivar o fungo utilizado com alimento e defender o formigueiro. Já os zangões são os machos que tem a única função de acasalar e fecundar uma nova rainha.

“Nessa sociedade, todos trabalham incessantemente para o bem de todos e o sucesso da colônia, razão pela qual tudo funciona de forma harmônica, apesar de serem milhões de indivíduos em um formigueiro adulto”, afirma Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso a Distância CPT Controle de Formigas Cortadeiras, em Livro+DVD e Curso Online.

Sistema mutualista


Para que possam sobreviver, esses insetos desenvolveram um avançado sistema com base num mutualismo: cultivam ativamente um fungo específico, que utilizam como alimento, cultivados em câmaras específicas de seus ninhos. Para o desenvolvimento do fungo, as formigas cortadeiras fornecem constantemente vegetais frescos que são utilizados como substrato. Além de fornecer folhas para o crescimento do fungo, as formigas controlam organismos indesejados, como outros tipos de fungos competidores, que poderiam afetar o seu desenvolvimento.

De onde as formigas cortadeiras vêm?


Apesar de as formigas, de forma geral, serem encontradas em praticamente todo o globo, com exceção da Antártida e do Polo Norte, as formigas cortadeiras são exclusivas das regiões tropicais e subtropicais das Américas. São muito conhecidas por constituírem um dos mais importantes grupos de insetos daninhos às culturas, pois atacam intensamente e constantemente as plantas, em qualquer estádio de desenvolvimento, cortando suas folhas.

Importância ecológica das formigas cortadeiras


Apesar de serem muito conhecidas por esses enormes prejuízos à agricultura, as formigas cortadeiras apresentam grande importância ecológica. O grande acúmulo de nutrientes e mudanças nas propriedades do solo, próximo às colônias, parece beneficiar as plantas que crescem perto delas. Elas cortam grandes quantidades de folhas ricas em nutrientes de plantas que crescem a centenas de metros do sauveiro. Esse material é concentrado no formigueiro e tem importante papel na ciclagem de nutrientes e no seu acúmulo no solo, favorecendo o crescimento de plantas nas proximidades do sauveiro.

Como controlar as colônias de formigas cortadeiras?


O seu controle ainda é um grande desafio na agricultura, pois as colônias são desenvolvidas em formigueiros subterrâneos, compostos de câmaras (panelas) e túneis ou galerias (canais) escavados no solo em uma grande área subterrânea de difícil acesso. Aliado a esse desafio, existem alta capacidade de proliferação de novas rainhas e formação de novos formigueiros no início do período chuvoso.

Por isso, para o combate dessa praga e sua fantástica organização, é necessário usar estratégias para localizar os formigueiros, avaliar os danos causados para, após ver se vale a pena combatê-lo, decidir a estratégia que será utilizada. Até bem pouco tempo, a única estratégia utilizada era o controle químico, com o uso de venenos na forma de iscas, termonebulização e o pó. Hoje, existem alternativas de manejo integrado e uso de plantas tóxicas aos fungos e até mesmo iscas formicidas naturais que chegam ao mercado.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Formigas andam atacando sua lavoura? Conheça as 3 cortadeiras mais comuns!
Qual tipo de formiga causa mais danos à agropecuária? As Saúvas Atta!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?