
A cada troca de estação, precisamos adaptar nossos hábitos para que nosso organismo não sofra com a queda ou elevação da temperatura, o que diz respeito não apenas às nossas roupas e às atividades as quais praticamos, mas também aos alimentos que ingerimos.
É perceptível que, no verão, nosso corpo se sente melhor e mais disposto quando nos alimentamos de comidas leves e refrescantes. Isso e mais o fato de a culinária brasileira ser carregada de preparos pesados, mesmo o país sendo considerado tropical, contribuem para a popularização de pratos típicos estrangeiros que se harmonizam com a estação mais quente. Nesse contexto, a aposta gastronômica para o verão desse ano é o poke, prato havaiano elaborado com pedaços de peixe fresco marinados acompanhados por pepino, abacate e algas marinhas.
O interesse pela culinária internacional tem crescido bastante nos últimos tempos. “O homem contemporâneo exige qualidade em todos os aspectos de sua vida e, na alimentação, não poderia ser diferente, pois, além de os alimentos estarem intimamente relacionados com a saúde, e, portanto, com a qualidade de vida, deles podemos obter um prazer especial que é a degustação de sabor e aromas diversificados próprios da cozinha internacional”, explica Rosny Gerdes Filho, professor do Curso a Distância CPT Curso de Cozinha Internacional – Parte I.
Aqui no Brasil, o poke tem sido difundido, sobretudo, pelos restaurantes litorâneos e sofrido algumas adaptações, como o uso de diferentes tipos de peixe e frutos do mar, principalmente atum fresco, lula e polvo. Além disso, para atender a todos os gostos, são usados variados molhos: marinados com limão, picantes, com wasabi, molhos agridoce, entre outros.
Esse prato havaiano é comumente servido em uma tigela e finalizado com gergelim, cebolinha e shoyu. Segue abaixo uma das receitas adaptadas do poke para você fazer na sua casa:
Ingredientes:
400g salmão ou atum
1/4 xícara (chá) de cebola picada
1/4 xícara (chá) de cebolinha picada
2 pimentas dedo-de-moça picada
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 xícara de arroz para sushi
Preparo:
Depois de cortar o peixe em cubos, coloque-o em um recipiente, juntamente com os demais ingredientes picados a gosto. Misture-os com o molho e reserve na geladeira para agregar sabor enquanto o arroz para sushi é preparado.
Sirva em uma tigela o arroz quente e a mistura do peixe marinado. Bom apetite.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área de Gastronomia.
Curso de Cozinha Internacional - Parte 1
Curso de Cozinha Internacional - Parte 2
Fonte: CyberCook - cybercook.uol.com.br
Por Bruna Falcone Zauza
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.