






A alimentação saudável tem ocupado lugar de destaque na busca pela qualidade de vida das pessoas. Esta tem deixado de ser simplesmente uma necessidade orgânica para se tornar uma necessidade social. E é por esta busca de uma melhor qualidade de vida que o setor de comida saudável tem se destacado como uma das tendências de bons negócios.
Este mercado engloba pessoas interessadas na alimentação saudável, como produtos orgânicos, integrais e funcionais, e abrange desde os veganos (pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal), até aqueles que não são tão radicais, mas passaram a optar por produtos mais saudáveis.
Neste segmento, podemos destacar as oportunidades para pequenos produtores artesanais, pequenas indústrias fornecedoras para empórios e lojas especializadas, ou ainda integrantes do mercado de "food service".
Encontramos diversos exemplos de franquias de alimentação saudável, especializadas em servir grelhados com saladas e diversas outras opções para montagem do cardápio.
Nestas lojas especializadas, os vegetais estão em todos os pratos - no recheio do crepe, no acompanhamento do salmão, da carne, em tudo vai uma saladinha.
Este negócio vem realmente suprir uma carência do mercado, oferecendo ao consumidor um produto com uma grande demanda e um diferencial qualitativo.
Na Web, podemos encontrar diversos sites e aplicativos ofertando produtos e serviços diferenciados, relacionados à alimentação saudável e a eventos gastronômicos.
Outras opções de investimento nesta área são os restaurantes especializados em "comida caseira" natural e os mercados especializados em alimentos e cosméticos orgânicos, dentre outros.

Nas franquias especializadas em alimentação saudável os vegetais fazem parte de todos os pratos do cardápio.
No menu dos restaurantes, além das verduras e saladas, estão as carnes certificadas - que fazem a alegria de quem não quer mudar a dieta alimentar.
É importante considerar que, no verão, época em que as pessoas buscam por uma melhor qualidade de vida, a procura pelas saladas e alimentos naturais cresce em torno de 30%.
Para quem pretende entrar neste mercado de alimentação saudável, o desafio é entender o modelo de negócio e conseguir fazer um planejamento, para tornar seu empreendimento um sucesso.
Por: Ana Carolina dos Santos
Fonte: Estadão - PME, Abrasel, Revista PEGN, G1
Aprimore seus conhecimentos:
- Conheça o Curso CPT Alimentação Saudável
- Conheça os Cursos CPT da área Gastronomia

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.