WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Como Montar e Administrar uma Creche Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar um Canil Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 12Indústria Caseira 8Indústria da Carne 13Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Equipe de trabalho é fator de sucesso para cafeterias

Os funcionários devem conhecer os objetivos da empresa e sentirem-se motivados para contribuir para o seu crescimento

O time de trabalho escolhido para a cafeteria é que dará vida ao negócio. Do atendimento ao cliente à elaboração do cardápio, o capital humano é essencial na conquista do sucesso ou do fracasso de um estabelecimento. Essas pessoas transmitem por meio da realização de seus trabalhos a imagem e os valores da empresa. Por isso, ao montar uma equipe de trabalho, deve-se ter o cuidado de contratar empregados que, além de qualificados, identifiquem-se verdadeiramente com o empreendimento. Um barista, por exemplo, trata-se de um profissional indispensável, assim é importante conhecer bem essa atividade para estabelecer critérios bem fundamentados na hora de selecionar um excelente barista.

O barista é um dos profissionais mais importantes para uma cafeteria

Esse assunto também deve encabeçar a lista de tarefas iniciais do empreendedor que se lança no ramo de cafeterias. Entre os aspectos que ele deve observar é que não existe uma quantidade de funcionários padrão, ela será definida conforme o porte da cafeteria e os produtos a serem servidos. Contudo, o estabelecimento também precisa estar preparado para os momentos em que ele atinge lotação máxima, ou seja, avaliar a quantia de funcionários considerando também os horários de pico da cafeteria.

“O horário de pico é determinado pela pesquisa de comportamento da região onde será montada a cafeteria”, orientam os professores do curso Como Montar e Operar uma Cafeteria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Não apenas a equipe de trabalho, mas as instalações também devem ser planejadas considerando essa oscilação natural que ocorre nos estabelecimentos alimentícios. Portanto, os professores enfatizam a importância de planejar mobiliários, equipamentos e utensílios que atenderão adequadamente ao funcionamento da cafeteria.

Quadro básico de funcionários

Diversos tipos de cargos caracterizam a equipe de trabalho. Cada porte de cafeteria exigirá uma quantidade de funcionários, já as funções exercidas em cada uma delas são praticamente as mesmas. Em outras palavras, uma cafeteria pequena pode funcionar com um número mínimo de funcionários, mas assim como outras de grande porte ela não deve abrir mão de recrutar por exemplo:

Cozinheiro;
– Auxiliar de cozinha;
Barista;
– Encarregado geral;
Garçom;
– Gerente;
– Caixa.

E o que esperar desses profissionais? Para saber o que exigir dessas ocupações, antes, é preciso conhecê-las bem. O empreendedor precisa dedicar-se ao estudo dessas funções e contar com o apoio da legislação trabalhista, da descrição de cargos, entre outros aspectos referentes à gestão de pessoas. Assim, ele estará munido de informações para estabelecer os requisitos exigidos para a ocupação dos postos de trabalho na cafeteria.

O modo como são feitos os produtos revela a qualidade da equipe de trabalho

Além disso, é necessário almejar a qualidade tanto para o produto quanto para o atendimento. “É preciso buscar o envolvimento de todos os membros da equipe de trabalho. Os funcionários devem conhecer os objetivos da empresa e sentirem-se motivados para contribuir para o seu crescimento”, afirmam os professores do curso CPT.

Barista

Um exemplo de cargo importante nas cafeterias é o barista. Tornar-se um profissional desses demanda qualificação, tendo em vista o mercado cada vez mais competitivo e exigente. Por isso, é importante que aquelas pessoas que se interessam por atuar nessa área procurem por capacitação e experiência. Mesmo assim, o gerente deve providenciar que não apenas o barista mas toda a equipe de trabalho receba treinamentos para aperfeiçoar conhecimentos.

O barista é um especialista em preparação de café expresso, além de conhecer o grão de café, sabe operar adequadamente a máquina e o moinho, bem como ajustá-los, e decorar as bebidas. Ele também pode trabalhar em hotéis, restaurantes, supermercados e eventos.


Acesse outras informações como essas acerca da montagem e da operação de uma cafeteria. Conheça o curso CPT.

Por Luci Silva

Leia também

Saiba quais equipamentos não podem faltar em sua cafeteria

Como devem ser as instalações de uma cafeteria

Aprenda a fazer o planejamento de sua cafeteria

Como montar uma cafeteria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fabio Marquardt

13 de out de 2015

Muito útil estas informações

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de out de 2015

Olá, Fábio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!