WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uso da televisão como instrumento de ensino

Uso da televisão como instrumento de ensino

 

Na atualidade, cabe ao professor buscar formas de utilização dos programas televisivos em sala de aula, além de ensinar aos alunos uma leitura crítica da programação e da linguagem nela contida. Podem ser usados programas das emissoras comerciais ou públicas, de caráter educacional, jornalístico ou de entretenimento. O mais importante é envolver o ato de assistir a um programa com uma motivação educacional.

Embora as emissoras apresentem seus programas educativos como uma iniciativa própria, na verdade, estão apenas cumprindo a lei. Tanto que esses programas são produzidos com baixo orçamento e transmitidos em horários pouco acessíveis à maioria dos telespectadores. Isso determina menor qualidade e audiência e menor interesse de possíveis anunciantes.

Por outro lado, nas emissoras de televisão públicas, os programas educacionais estão muito mais presentes, com grande potencial de uso na educação. Apesar disso, o audiovisual educativo veiculado na televisão tem sido pouco usado no ambiente escolar.

Talvez isso ocorra porque nossos educadores não têm uma formação metodológica suficiente para que possam articular a apresentação de conteúdos por meio audiovisual, o que propiciaria maior estímulo à percepção do que um texto oral.

A programação da televisão comercial pode e deve ser usada como ferramenta de apoio ao aprendizado. Entretanto, o professor deve explorar o uso dessa mídia em várias etapas.

Vejamos:

1.Debate sobre a recepção dos alunos ao programa, de forma mais espontânea.

2.Reflexão mais aprofundada sobre os possíveis sentidos das mensagens passadas pelo programa, em que se busca uma visão mais madura dos significados.

3.Estudos em grupos ou individuais, com a apresentação dos resultados para a própria turma e até mesmo outras turmas da escola, além de uma atividade de autoavaliação.

Como um meio de comunicação muito próximo da maioria dos alunos, a televisão, colocada  em um contexto de leitura crítica, tem como grande virtude ajudar na contextualização dos conteúdos, porque faz parte do mundo real do aprendiz, tendo, muitas vezes, relação com situações reais da vida em sociedade.

Ao assistirem um programa, tendo como objetivo aprender algo, os alunos tendem a desenvolver a capacidade e a qualidade da observação e da atenção, sem contar que desenvolvem melhores valores para o direcionamento do próprio lazer, enquanto, no processo de discussão, ocorre um estímulo ao desenvolvimento da capacidade de reflexão, posicionamento e argumentação.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Mídias na Educação.

Por Andréa de Lélis.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o uso das mídias como instrumento de ensino:

Uso das mídias como instrumento de ensino

Uso do cinema/documentário como instrumento de ensino

Uso do cinema/ficção como instrumento de ensino

Uso dos jornais e revistas como instrumento de ensino

Uso da internet como instrumento de ensino

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!