
Há inúmeras razões por que se deve ensinar trânsito nas escolas; dentre elas, a mais importante é resolver o problema dos acidentes, das vítimas e das mortes. Principalmente porque o índice de acidentes e mortes no trânsito envolvendo crianças é, de fato, muito alto em nosso país. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente. Os dados de fatalidades no trânsito brasileiro são alarmantes. Isso precisa mudar! E a mudança começa na escola!
Segundo pesquisas recentes, as principais causas dos acidentes de trânsito são:
→Exceder a velocidade permitida e alertada pela sinalização ;
→Não usar o cinto de segurança;
→Dirigir alcoolizado;
→Dirigir drogado;
→Praticar violência por intolerância ;
→Dirigir falando ao celular;
→Conduzir o veículo com sono;
→Estar desatento ao dirigir; entre outras.
Falta de atenção, excesso de velocidade e desobediência à sinalização têm destaque na relação apresentada.
Certamente, essas evidências se encaixam no rol de atitudes de indisciplina e de desrespeito, o que justifica a importância de se ensinar trânsito, assimilado ainda a outros importantes temas transversais, em especial: ética; pluralidade cultural; meio ambiente e saúde .
Entretanto, as ações escolares volta das para a educação no trânsito são intensificadas predominantemente na Semana Nacional de Trânsito, no mês de setembro, ou em decorrência de algum fato novo, como algum acidente ocorrido nas imediações da escola, ou com grande impacto no estado, no país. Infelizmente, o tema trânsito ainda é pouco explorado no cotidiano pedagógico das escolas brasileiras. Isso tem de mudar!

A educação para o trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação.
Objetivos gerais da educação para o trânsito
→A educação para o trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto.
→A educação para o trânsito se dá em um processo contínuo de construção de conceitos e valores, para o exercício da cidadania.
Em suma, é na escola que se conscientiza a criança em relação ao trânsito, criando nela valores como companheirismo, cooperação, tolerância, comprometimento e solidariedade.
Por Andréa Oliveira.
Confira o Curso Transito na Educação Infantil e Fundamental I

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

marcilene corte
10 de ago de 2018quero receber conteudos para aulas de transito em ecola

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de ago de 2018Olá Marcilene,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Humberto de Andrade Cruz
19 de nov de 2017Sou instrutor de trânsito e gostaria de fazer parte de um projeto desse tipo.

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de nov de 2017Olá, Humberto.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você pode procurar a secretaria de educação da sua cidade para saber se existe algum projeto parecido ou então propor o seu próprio projeto.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.