WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Metodologia de Ensino

Afinal, o que defende a Teoria Construtivista do conhecimento?

A revisão da literatura nos mostra importantes reflexões sobre a teoria construtivista de autoria do francês Jean Piaget. Becker (1992) conceitua o ser humano como um sujeito, que é um projeto a ser construído e da mesma maneira o objeto, ou seja, o que se relaciona com o sujeito, também como um projeto a ser construído.

Orientação sexual: onde falar sobre isso, em casa ou nas escolas?

Para muitos educadores, a sexualidade deveria ser um assunto para ser abordado somente em família. Por outro lado, para muitos pais, ao contrário, as dificuldades em abordar esse tema em casa, em um ambiente tão carregado de emoções como o familiar, indica que a presença da escola é fundamental, quando o assunto é sexo.

Cuidado! O comportamento sexual das crianças se modela nos adultos

A sexualidade infantil começa a se desenvolver desde os primeiros dias de vida da criança e vai se manifestar de formas diferentes a cada momento da infância. É importante destacar, também, que a sexualidade é construída como qualquer conhecimento, a partir das possibilidades do indivíduo e da interação com o meios social e a cultura que o cerca.

A mídia influencia a sexualidade de crianças e adolescentes? SIM!

Quando o foco é Orientação Sexual, muitas questões contextualizadas social e culturalmente devem ser discutidas com as crianças e adolescentes, em casa e em salas de aulas. Não entram aqui assuntos que remetem apenas às doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, mas temas de grande valor social como as relações de gênero e o próprio respeito ao corpo e ao corpo do outro.

Perfil e atributos de um bom professor

Hoje, 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor. Trata-se de uma forma singela e respeitosa de homenagear o profissional, que não somente compartilha conhecimentos como também pode transformar a vida dos alunos. Entretanto, a vida de professor não é nada fácil. Ser professor requer perfil e atributos tais que direcionem a própria carreira rumo ao sucesso e à realização profissional.

Skimming, Scanning e Inferring: você conhece essas técnicas do inglês?

Através de técnicas de leitura, é possível fazer com que o processo de aprendizagem do inglês seja muito mais simples e mais eficiente. “Skimming é uma forma de fazer a leitura de forma mais dinâmica, sem dar atenção a muitos detalhes, buscando captar a ideia central. O texto é observado, rapidamente, para detectar o assunto geral abordado”, afirma Elizabeth Maria Braathen,...

Professor, saiba como lidar com crianças com TDA/H

Normalmente, alunos com TDA/H são extraordinariamente criativos, o que torna toda atividade monótona motivo de distração. Por esse motivo, torna-se inevitável estimular esses alunos com atividades lúdicas, que os motivem e envolvam no processo de aprendizagem. O papel dos pais é imprescindível, tanto no acompanhamento do progresso do filho como na busca de tratamentos.

Ensino centrado no aluno: estratégia boa ou ruim? Utilizar ou não?

Instrução centrada no estudante é uma abordagem ampla de ensino que inclui substituir aulas expositivas por aprendizagem ativa, responsabilizando os estudantes por sua própria aprendizagem e usando aprendizagem em ritmo pessoal e, ou aprendizagem cooperativa (em grupos). “Outra maneira de centrar o nosso ensino no estudante inclui passar problemas abertos e do tipo que requer raciocínio...

Professor: quando adotar os métodos de ensino individualizados e por quê?

A adoção dos métodos de ensino individualizados parte do pressuposto de que, nem sempre, é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda, já que a aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem.

Professores: conheçam as estratégias para a educação de alunos deficientes

As estratégias de trabalho para a educação de alunos deficientes não diferem muitos das estratégias utilizadas com os alunos não deficientes. O desafio da escola hoje é o de encontrar um caminho pedagógico para alcançar o aprendizado de cada aluno, especificamente, uma vez que as deficiências constituem um grupo bastante heterogêneo com características que interferem diretamente na...

Fique por dentro das novidades!