Artigos sobre a área Metodologia de Ensino

O professor: pessoa mais indicada para diagnosticar o TDA/H em adolescentes

Embora ainda demonstre ser mais impaciente e inquieto que os colegas da mesma idade, o adolescente com TDA/H já não é tão hiperativo quanto era quando criança. “É mesmo de se esperar que, por causa do amadurecimento fisiológico, um adolescente não viva mais correndo e subindo nos móveis como ele fazia quando tinha menos idade, mas se o compararmos com outros adolescentes da mesma faixa...

Meu filho é desorganizado ao extremo. Ele tem TDA/H?

Anda tendo problemas com seu filho por falta de organização? Saiba, então, que ele pode sofrer de TDA/H (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, um tipo de transtorno neurológico, que surge na infância e, em muitos casos, acompanha o indivíduo em sua vida adulta). “A desorganização da criança com TDA/H é uma fonte de aborrecimento para pais e professores.

Quer saber se uma criança é hiperativa? Observe essas características

A criança é muito ativa, inquieta, tem dificuldade de ficar sentada na sala de aula, ou numa missa. Quando é forçada a ficar sentada, como acontece na escola, fica se revirando na cadeira o tempo todo, ou então adormece. "Crianças pequenas não andam, vivem correndo, sobem nas cadeiras e nos móveis da casa. As mães nos contam que quando aprenderam a andar elas já começaram a correr, e...

Melhor forma de ensinar e aprender? Proponha atividades com especialistas!

Nessa forma de ensino aprendizagem, os trabalhos em grupo serão desenvolvidos não apenas com estudos de bibliografia e pesquisas de campo, mas também com a participação de especialistas das mais diversas áreas estudadas. “Essa forma de trabalhar amplia as possibilidades de aprendizado em um universo de conhecimentos mais amplo que o oferecido pelo professor”, afirma Per Christian...

Metodologia de projetos na educação infantil: saiba mais!

A metodologia de projetos é muito utilizada na educação infantil, com excelentes resultados. Mas, seu potencial para outros segmentos é muito grande, dadas as características positivas da metodologia, em termos de aprendizagem ativa. “Na metodologia de projetos, com o apoio do professor, os alunos definem uma linha de pesquisa específica, de um determinado conteúdo curricular, ou mesmo...

Brainstorn - Tempestade Cerebral: em sala de aula: como trabalhar

Na técnica da tempestade cerebral, também conhecida como Brainstorm, o professor apresenta um tema para a classe sobre o qual cada participante vai falar algo, sem se preocupar se está ou não falando algo correto. “Deve ficar claro para todos que o mais importante é participar de alguma forma da atividade”

Aprendizagem ativa em sala de aula: trabalho em grupos pequenos

Muitas atividades podem ser desenvolvidas em pequenos grupos, sendo muito indicadas para turmas grandes, por viabilizar, estrategicamente, a participação individual dos alunos que, nas aulas tradicionais, dificilmente teriam oportunidade de participar. “Os trabalhos em grupos pequenos facilitam a avaliação da participação dos membros, considerando suas respectivas funções, nas diversas...

Por que optar pelas metodologias ativas de aprendizagem?

Uma característica muito importante das metodologias ativas de aprendizagem é o fato de que elas baseiam-se em estratégias para que o aluno possa desenvolver o processo de aprender, fazendo uso de experiências reais ou mesmo simuladas, de desafios provenientes de atividades relacionadas à prática social, nos mais diversos contextos.

Especialista: A atenção dos alunos se prende com boas atividades!

A variação da atenção dos alunos, ao longo de uma aula, é um importante fator que influencia a aprendizagem de forma bastante intensa, embora um aspecto pouco considerado rotineiramente. “Em uma sala de aula onde apenas o professor fala, por exemplo, expondo a matéria no quadro, depois de alguns minutos, o nível de atenção dos alunos começa a cair, ficando quase nulo depois de 50...

3 erros impraticáveis em sala de aula

Todo professor que almeja prender a atenção de seus alunos durante suas aulas, de tempos em tempos, deve suspender a explicação teórica para dar início às práticas, ou seja, atividades interessantes que façam, de fato, que os estudantes se engajem no conteúdo aplicado.

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