WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Metodologia de Ensino

Professor, saiba como lidar com crianças com TDA/H

Normalmente, alunos com TDA/H são extraordinariamente criativos, o que torna toda atividade monótona motivo de distração. Por esse motivo, torna-se inevitável estimular esses alunos com atividades lúdicas, que os motivem e envolvam no processo de aprendizagem. O papel dos pais é imprescindível, tanto no acompanhamento do progresso do filho como na busca de tratamentos.

Ensino centrado no aluno: estratégia boa ou ruim? Utilizar ou não?

Instrução centrada no estudante é uma abordagem ampla de ensino que inclui substituir aulas expositivas por aprendizagem ativa, responsabilizando os estudantes por sua própria aprendizagem e usando aprendizagem em ritmo pessoal e, ou aprendizagem cooperativa (em grupos). “Outra maneira de centrar o nosso ensino no estudante inclui passar problemas abertos e do tipo que requer raciocínio...

Professor: quando adotar os métodos de ensino individualizados e por quê?

A adoção dos métodos de ensino individualizados parte do pressuposto de que, nem sempre, é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda, já que a aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem.

Professores: conheçam as estratégias para a educação de alunos deficientes

As estratégias de trabalho para a educação de alunos deficientes não diferem muitos das estratégias utilizadas com os alunos não deficientes. O desafio da escola hoje é o de encontrar um caminho pedagógico para alcançar o aprendizado de cada aluno, especificamente, uma vez que as deficiências constituem um grupo bastante heterogêneo com características que interferem diretamente na...

Especialista: Família e escola têm ser parceiras na inclusão de alunos especiais

A escola precisa ter muito tato para lidar com todos os pais e, mais ainda, com os pais dos alunos incluídos. “O aspecto humano não pode deixar de ser levado em consideração. Afinal, todas as famílias de deficientes relatam pelo menos uma situação de preconceito em relação aos seus filhos”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e...

Alunos com deficiência: como deve ser a relação entre a família e a escola

As relações das famílias com a escola são complexas e importantes, sobretudo nos casos de alunos com deficiência. Neste sentido, a integração dos pais no processo de inclusão tem triplo valor: para a escola, para o aluno e para a própria família. Afinal, todos os pais querem que os filhos sejam felizes, bem-sucedidos, que vivam cercados de boas companhias, que sejam inteligentes e que...

Você conhece as diferentes formas de apropriação do saber?

A política de educação inclusiva do MEC enfatiza que aprender é um processo repleto de individualidades que precisam ser levadas em conta em qualquer planejamento de ensino, mesmo fora do contexto da Inclusão. Segundo Weiss (2001), a aprendizagem é um processo de construção que se dá na interação permanente do sujeito com o meio que o cerca. Meio esse expresso inicialmente pela...

A inclusão de alunos deficientes nas escolas trouxe benefícios?

A inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns trouxe muitos benefícios para a comunidade escolar e para a sociedade como um todo, pois “forçou” um contato entre as pessoas com deficiência e sem deficiência que provavelmente não aconteceria, se os primeiros continuassem sendo educados nas escolas especiais, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT...

Professor: aprenda a manter o controle na aula dialógica

Embora a aula dialógica seja baseada no diálogo, a direção dada pelo professor deve estar sempre presente. “Para não desviar do caminho, reforçamos a importância da definição de objetivos instrucionais claros. A aula deve ser bem planejada, contando com os recursos didáticos adequados ao conteúdo”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distancia CPT Metodologias para...

Aula dialógica: o que devem fazer os professores?

Em uma aula dialógica, o professor busca como ponto de partida da abordagem a experiência dos alunos em relação ao tema proposto. “O professor conversa com seus alunos, fazendo indagações nas quais ele direciona os alunos para que consigam chegar às respostas necessárias para que os conceitos se interliguem, propiciando a aprendizagem” afirma Per Christian Braathen, professor do Curso...

Fique por dentro das novidades!