Existem várias dimensões entre as relações sociais, para que elas ocorram de maneira plena é preciso que saibamos o que é respeito e como respeitar as outras pessoas e ser uma via de mão dupla. A professora Maria Oliveira Cortes do Curso CPT de Ética — Tema Transversal — Fundamental 1, explica como introduzir esse tema para seus alunos e como trazer o conceito das relações respeitosas para um princípio.
— Submissão
Não é incomum as pessoas associarem a palavra ''respeito'' à ideia de submissão. Muitos confundem respeito com a obediência incondicional, advinda, por exemplo, do medo: o mais forte é respeitado não porque mereça reconhecimento de ordem moral, mas, porque detém o poder pela força.
— Admiração
O respeito advém da admiração, da veneração (quando o indivíduo respeitado é mais velho ou sábio), e mesmo da importância atribuída ao indivíduo.
Tanto o respeito por submissão como por admiração são unilaterais. Pode ser manifestado por quem respeita de forma voluntária, de forma positiva, mas pode ser cobrado por quem quer ser respeitado, que, no caso, pode-se considerar superior
São expressões que denotam, na verdade, falta de respeito mútuo, ou seja, a cobrança de respeito unilateral não pode ser ética, já que, tanto a dignidade do ser humano quanto o ideal democrático de convívio social, pressupõem o respeito mútuo, e não o respeito unilateral. É importante, diante disso, considerar que as crianças de seis até sete ou oito anos, aproximadamente, concebem o respeito como unilateral, como estudamos anteriormente.
Depois, com a socialização, a aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, buscam a reciprocidade, ou seja, respeitar e ser respeitado, ao dever de respeitar o outro, corresponde o direito (e a exigência) de ser respeitado e isso deve ser incentivado e não coibido.
Outro aspecto importante é que o respeito mútuo é expresso de formas variadas que são complementares, entre as quais podemos destacar:
♦ O dever do respeito pela diferença e pela exigência do indivíduo de ser respeitado na sua diferença;
♦ A necessidade de se fazer contratos que serão honrados com respeito à palavra empenhada;
♦ O respeito pelos lugares públicos, como ruas, praças e as instalações da escola, por exemplo, os quais devem ser preservados e não depredados como dever de todos, assim como desfrutá-los também é um direito.
Outra vertente do conceito de respeito mútuo é a sua dimensão política. As leis que regem o país deve ser avaliadas pelo cidadão em função de sua justeza ética, devendo garantir o respeito mútuo.
Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:
— Temas transversais e interdisciplinares na educação
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Metodologias de Ensino.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.