
A avaliação da aprendizagem, segundo Silva (1992), é um processo sistemático, contínuo e integral que busca determinar se os objetivos educacionais foram alcançados pelos alunos. É um julgamento de valor, sendo essencial que os objetivos estejam bem definidos.
"A avaliação não se separa do ensino-aprendizagem, sendo contínua ao longo do processo, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores", explica Rozimar Gomes da Silva Ferreira, professora do Curso Online CPT Avaliação do Aluno no Processo Educacional - Fundamental e Médio.
Ela envolve uma variedade de evidências, não se limitando a testes escritos, e visa aperfeiçoar o ensino-aprendizagem. A avaliação escolar também avalia a efetividade do processo educacional, permitindo ajustes quando necessário. Além disso, é um instrumento para verificar se diferentes métodos são igualmente eficazes para atingir os objetivos educacionais.
O conceito alternativo de avaliação valoriza a diversidade e enxerga a avaliação como um processo revelador das possibilidades educacionais. A avaliação deve identificar problemas, avanços e permitir aprimoramentos contínuos, com a participação ativa de professores, alunos e pais.
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Por Silvana Teixeira.
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