WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Epistemologias da educação

A educação pode ser vista e analisada de diversas maneiras.

 Epistemologias da educação    Artigo CPT


O professor Per Christian Braathen do Curso CPT de Aprendizagem Significativa, explica algumas epistemologias utilizadas na educação, são instrumentos que ajudam na aprendizagem, se você é professor e quer entender mais como funciona o processo educativo, a aprendizagem e entender como o conhecimento se forma, confira as dicas do professor para complementar sua formação.


O problema está, então, na forma como nós professores encaramos o conhecimento, a sua epistemologia e a de seus alunos. Seguindo essa lógica de pensamento, sintetizando o que vimos até aqui, no quadro abaixo, analisaremos alguns pensamentos comuns entre os profissionais da educação.

 

  EPISTEMOLOGIA ANÁLISE
EMPIRISMO
Adquirir conhecimentos para mim
é como uma vivência. Eu adquiro
pelos meus sentidos. São transmitidos de uma maneira que entram pelos meus ouvidos e olhos, e eu os armazeno no meu cérebro. 
Essa visão, aparentemente lógica, coloca o ser humano como passivo no processo. Ou seja, o individuo tem pouco ou nenhum mérito no aprendizado, a não ser ter boa memória. Desconsidera que além de ouvir, ver e tocar, o individuo age e experimenta.  
APRIORISMO 

O meu conhecimento partiu de algo já inato, presente na minha bagagem hereditária. Depois, no convívio social e na escola, essa estrutura foi lapidada, e pude mostrar meu potencial. Aprendo por mim mesmo 

Essa visão, oposta à colocada anteriormente, considera agora que o conhecimento é inato e precisa apenas ser desesperado. Erroneamente, desconsidera mais uma vez a ação do indivíduo e leva a visões deturpadas sobre o aprendizado, levando ao preconceito e à exclusão. 
CONSTRUTIVISMO 

Penso que meus alunos têm de experimentar, mexer, tocar; e eu preciso estar muito atenta para perceber se estão ou não interessados, pois isso é fundamental. 

Um animal é adestrado, age por estímulo-respostas. Eu não. Nem a criança. Pensamos, discordamos, questionamos, adquirimos conhecimentos olhando e interagindo com o mundo, sofrendo influência das coisas e pessoas a nossa volta. É assim que eu mesma construo meus conhecimentos, de uma forma muito melhor.

Esta é a visão construtivista, que pode permitir o avanço do processo de aprendizagem, mas que deve começar com uma mudança no próprio professor, na forma de encarar o conhecimento e o aprendizado. 

Ao invés de repetir, recitar e memorizar mecanicamente o que já está pronto, o aluno deve agir, operar, criar e construir, a partir da realidade vivida por ele, pelo próprio professor e pela sociedade. 


A ação, a participação, a interação e a possibilidade de elaborar e reelaborar, construir e reconstruir representam uma epistemologia mais eficiente para a aprendizagem.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

   

Conheça os Cursos CPT da Área Metodologia de ensino. 
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!