Na educação temos transversais e temas interdisciplinares que são abordados nas aulas, para um professor trabalhar com temas assim pode ser um desafio, porém há uma grande riqueza nesses temas e eles fazem total diferença na formação dos alunos. A professora Maria Oliveira Cortes do Curso CPT de Ética — Tema Transversal — Fundamental 1, ajuda você professor ou professora a como enriquecer seus conteúdos de aula com as melhores práticas pedagógicas.
— Os temas transversais
Os temas transversais foram inseridos no currículo de forma que possam ser contextualizados de acordo com diferentes realidades locais e regionais. Além disso, os temas transversais representam, ainda, para a educação, um passo adiante no seu objetivo de formar pessoas críticas e construtivas, conscientes de seu papel social, elemento fundamental para o desenvolvimento social, econômico e político do país. O tema Ética, entre todos, provavelmente, é o que mais sintetiza esta proposta.
Os conteúdos dos temas transversais sejam integrados aos demais conteúdos, sem a necessidade de criação de disciplinas específicas. Isso significa que a prática educativa rotineira e todo o conteúdo das disciplinas previstas para o ensino fundamental deverá estar impregnados pelos temas transversais. Não há necessidade de interromper uma aula ou um dado conteúdo para iniciar a abordagem de um tema transversal.
O andamento das aulas e, quem sabe, as próprias reações dos alunos aos conteúdos estudados podem ser o ponto de partida para que qualquer tema transversal entre na pauta de trabalho de uma turma. O que não impede, entretanto, que projetos específicos sobre a temática sejam desenvolvidos paralelamente aos conteúdos do currículo.
Apesar disso, a palavra “transversal” deve ser entendida em seu sentido literal, ou seja, os conteúdos dos temas vão perpassar transversalmente os conteúdos das áreas do conhecimento abordadas ao longo dos anos e compõem o ensino fundamental. Por isso, é preciso não confundir transversalidade com interdisciplinaridade.
1 — Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento, produzida por uma abordagem que não considera a inter-relação e a influência entre eles — questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu
2 — Transversalidade
A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade). É uma forma de sistematizar esse trabalho e incluí-lo explícita e estruturalmente na organização curricular, garantindo sua continuidade e aprofundamento ao longo da escolaridade.
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Por Eduardo Silva Ribeiro.
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Comentários
jose sergio da silva
5 de nov. de 2022Muito bom a forma como são abordados os temas e os assuntos das áreas de conhecimento afins.
Resposta do Portal Cursos CPT
7 de nov. de 2022Olá, Jose! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.