WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Temas transversais e interdisciplinares na educação

Existem temas que podem ser trabalhados de diversas formas na sala de aula, saiba como aborda-los!

Temas transversais e interdisciplinares na educação    Artigo CPT


Na educação temos transversais e temas interdisciplinares que são abordados nas aulas, para um professor trabalhar com temas assim pode ser um desafio, porém há uma grande riqueza nesses temas e eles fazem total diferença na formação dos alunos. A professora Maria Oliveira Cortes do Curso CPT de Ética — Tema Transversal — Fundamental 1, ajuda você professor ou professora a como enriquecer seus conteúdos de aula com as melhores práticas pedagógicas.


— Os temas transversais
Os temas transversais foram inseridos no currículo de forma que possam ser contextualizados de acordo com diferentes realidades locais e regionais. Além disso, os temas transversais representam, ainda, para a educação, um passo adiante no seu objetivo de formar pessoas críticas e construtivas, conscientes de seu papel social, elemento fundamental para o desenvolvimento social, econômico e político do país. O tema Ética, entre todos, provavelmente, é o que mais sintetiza esta proposta.


Os conteúdos dos temas transversais sejam integrados aos demais conteúdos, sem a necessidade de criação de disciplinas específicas. Isso significa que a prática educativa rotineira e todo o conteúdo das disciplinas previstas para o ensino fundamental deverá estar impregnados pelos temas transversais. Não há necessidade de interromper uma aula ou um dado conteúdo para iniciar a abordagem de um tema transversal.


O andamento das aulas e, quem sabe, as próprias reações dos alunos aos conteúdos estudados podem ser o ponto de partida para que qualquer tema transversal entre na pauta de trabalho de uma turma. O que não impede, entretanto, que projetos específicos sobre a temática sejam desenvolvidos paralelamente aos conteúdos do currículo.


Apesar disso, a palavra “transversal” deve ser entendida em seu sentido literal, ou seja, os conteúdos dos temas vão perpassar transversalmente os conteúdos das áreas do conhecimento abordadas ao longo dos anos e compõem o ensino fundamental. Por isso, é preciso não confundir transversalidade com interdisciplinaridade.


1 — Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento, produzida por uma abordagem que não considera a inter-relação e a influência entre eles — questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu


2 — Transversalidade
A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade). É uma forma de sistematizar esse trabalho e incluí-lo explícita e estruturalmente na organização curricular, garantindo sua continuidade e aprofundamento ao longo da escolaridade.


Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:

— O respeito mútuo como princípio 

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 

 

Conheça os Cursos CPT da Área Metodologias de Ensino.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!