Não há uma receita metodológica de trabalho com cinema/ficção em sala de aula, havendo necessidade de adaptações às condições locais de cada escola. Deve-se levar em conta os seguintes aspectos:
-O primeiro contato com o cinema/ficção traz entretenimento, impressões e emoções que nascem do espectador em relação ao objeto-filme. Analisá-lo não significa suprimir esse momento;
-Analisar um filme implica revê-lo algumas vezes, em uma sala de cinema, por meio do vídeo, DVD ou multimídia, pois a memória muitas vezes nos engana;
-A emoção do primeiro contato e a cognição sensata do segundo caracterizam um procedimento emocional elaborado, portanto significativo.
Qualquer procedimento didático usando como instrumento de ensino o cinema/ficção se trata de um exercício de experimentação e irá depender do tempo e da estrutura física disponível (recursos disponíveis); do conhecimento prévio do professor e dos alunos sobre a linguagem do cinema; da realização de estudos baseados em textos de apoio, debates, atividades didáticas paralelas e redações, entre outros.
Vejamos abaixo as quatro etapas para o desenvolvimento de atividades em sala de aula, utilizando o cinema/ficção. São elas:
1.Planejamento e preparação;
2.Apresentação e exibição;
3.Debate e reflexão;
4.Conclusão e verificação.
Na primeira etapa, o professor escolhe os filmes mais adequados a seus alunos, sem deixar de lado as preferências dos alunos, bem como a faixa etária da turma. Na segunda etapa, devem ser informados aos alunos os dados referenciais pesquisados, incluindo curiosidades e outras informações, de forma imparcial para que os próprios alunos exponham as suas opiniões. Na terceira etapa, debata com os alunos alguns aspectos importantes do filme, mas deixe que eles expressem com liberdade suas opiniões. Em seguida, exponha as suas. Na quarta e última etapa, relacione alguns aspectos do filme com o conteúdo a ser ministrado. Você pode sugerir inclusive pesquisas externas para aprimorar o aprendizado.
Enfim, compreender a linguagem, perceber elementos artísticos e da técnica, fazer uma leitura mais crítica e usar o audiovisual, mais exatamente o cinema/ficção, como ferramenta de trabalho na sala de aula, é um importante caminho para o educador em termos de metodologia de trabalho.
A partir do momento em que as crianças e os jovens aprendam cada vez mais a usar a mídia cinema/ficção, como parte do processo de ensino-aprendizagem, significa efetivamente entrar no território em que os alunos se sentem melhor. Um território que, infelizmente, está longe de ser conhecido pelo sistema educacional.
Entretanto, você, professor, tem todas as condições de vencer esse desafio, utilizando os modernos recursos midiáticos em favor da educação.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Mídias na Educação.
Por Andréa de Lélis.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o uso das mídias como instrumento de ensino:
Uso das mídias como instrumento de ensino
Uso da internet como instrumento de ensino
Uso da televisão como instrumento de ensino
Uso do cinema/documentário como instrumento de ensino
Uso dos jornais e revistas como instrumento de ensino
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