WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uso dos jornais e revistas como instrumento de ensino

Uso dos jornais e revistas como instrumento de ensino

 

Seja um jornal ou uma revista, cabe ao professor, antes de introduzi-los como instrumento de ensino,  apresentar o nome, a data, o formato e a numeração de páginas. Da mesma forma, deve ser explicado aos alunos como tais elementos estão organizados. No caso dos jornais, por exemplo, mostre os cadernos que o jornal possui, explique que essa divisão visa facilitar a leitura ao dividir o jornal em partes. Fale também sobre as diferentes seções que compõem os jornais e as revistas, como notícias locais, nacionais e internacionais, política, economia, policial, esportes e cultura, que inclui cinema, teatro, música, TV, entre outros.

Use os assuntos de maior interesse dos alunos para atraí-los para a leitura, principalmente nas primeiras atividades ligadas à leitura de jornais e revistas. Por exemplo, use a seção de esportes, especialmente aqueles mais conhecidos como o futebol. Use também notícias que abordem personalidades do mundo artístico e celebridades. Posteriormente, à medida que os alunos se acostumam à leitura, direcione-os a fazerem uma leitura crítica sobre estes temas.

Enquanto os alunos se acostumam à leitura de jornais e revistas, rotineiramente, trabalhe com eles como as notícias são estruturadas, assim como o título, o subtítulo, as fotos e as legendas, além do primeiro parágrafo, que resume a notícia ao mesmo tempo em que introduz o assunto, e, por fim, o desenvolvimento do texto.

Explique à turma a diferença entre:

Editorial: opinião do jornal.

Colunas: seção fixa sobre qualquer assunto em que são apresentadas notas e comentários que exprimem a opinião de um colunista.

Reportagem: como algo que reporta um fato ao leitor – embora, além de reportar, a maioria das reportagens acabe sempre emitindo um juízo de valor sobre o acontecimento.

Periodicamente, mostre e comente uma manchete de jornal, explicando o significado de manchete: a notícia principal da primeira página de jornal. Aproveite e crie situações de debate entre alunos, escutando as opiniões e mediando as discussões, especialmente no caso de ocorrência de fatos importantes para a comunidade ou para o país.

Para trabalhar notícias jornalísticas, divida a turma em grupos, distribuindo temas para que cada grupo elabore um trabalho e apresente comentários orais ou escritos, participem de debates, façam recortes, produzam murais ou cartazes sobre o tema.

Individualmente ou em grupos, oriente os alunos a selecionar notícias, reportagens ou artigos em vários jornais e revistas sobre um determinado assunto, procurando, inclusive, identificar as diferentes visões apresentadas, as diferenças de abordagens e de informações. Cada aluno ou grupo deverá apresentar sua análise sobre o tema e sobre as diferentes visões identificadas.

Outra forma interessante de desenvolver a capacidade de leitura dos alunos é mostrar a eles uma foto impressa em um jornal ou revista e solicitar que eles escrevam um texto, que pode ser opinião ou reportagem, com base no que está sendo visto na foto. Eventualmente, os alunos podem ser orientados a escolherem eles mesmos uma foto para essa atividade. O material produzido pode ser apresentado para a sala oralmente ou colado em um mural e, posteriormente, discutido.

Use os temas transversais como apoio à escolha dos assuntos das reportagens. Meio ambiente, ética, pluralidade cultural, orientação sexual, saúde e trabalho e consumo são assuntos de grande valor e podem ser abordados transversalmente, enquanto se ensinam conteúdos regulares do currículo.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Mídias na Educação.

Por Andréa de Lélis.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o uso das mídias como instrumento de ensino:

Uso das mídias como instrumento de ensino

Uso da internet como instrumento de ensino

Uso da televisão como instrumento de ensino

Uso do cinema/documentário como instrumento de ensino

Uso do cinema/ficção como instrumento de ensino

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?