Na internet, o navegante tem a oportunidade de acompanhar, simultaneamente, quase em tempo real, o noticiário sob múltiplas óticas. Os sites e blogs jornalísticos noticiam e comentam os acontecimentos cada um sob sua própria visão de mundo, de forma semelhante ao que faz a mídia impressa tradicional, é o que diz Per Christian Braathen do Curso CPT de Mídias na Educação.
A internet pode ser definida como muitas redes de comunicação diferentes, dirigidas e operadas por uma grande quantidade de organizações interconectadas coletivamente. Essa super-rede permite a comunicação e o compartilhamento de recursos e dados com pessoas de um mesmo país e do resto do mundo. Em outras palavras, a internet é, sem dúvida, o mais avançado recurso de pesquisa em todo o mundo. Quando uma pessoa se conecta à internet, tem acesso a tudo o que se produz no planeta e está disponibilizado na rede. Diante disso, inúmeras possibilidades se abrem para a educação quanto ao uso da internet como instrumento de ensino.
A internet pode oferecer informações para alunos de todas as idades, desde que a pesquisa seja bem direcionada. Para o professor, ela significa acesso a informações para melhorar sua própria formação, para apoio ao processo de ensino-aprendizagem e o uso direto dos seus alunos (tanto para aprender como para o entretenimento.
Atualmente, computadores, celulares, smartphones, tablets e outros equipamentos com capacidade de acesso à internet, vêm conquistando a preferência dos alunos, por inúmeros motivos, entre os quais a velocidade com que a informação chega a eles. Por outro lado, a grande mídia impressa, ou seja, os grandes jornais perderam muito terreno para internet por conta de sua baixa capacidade de oferecer pluralidade de fontes de informações.
No Brasil, como em muitos países, os jornais e revistas de circulação nacional se tornaram obsoletos, nos quais o leitor previamente já imagina a interpretação que darão aos fatos políticos, econômicos e culturais, devido à sua linha editorial demasiadamente marcada, em que um olhar diferente para um acontecimento é quase impossível. Por isso, o papel de orientador do professor é fundamental para o trabalho na escola utilizando a internet.
A diferença é que o leitor tem mais escolha, pode analisar as diferentes visões sobre o assunto para formar a sua própria. Entretanto, quanto à publicidade, ninguém se engane: a internet se comporta como qualquer outro segmento de mídia, integrada aos interesses comerciais dos produtos, serviços e ideais que a patrocinam.
Curso CPT de Mídias na Educação.
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Por Andréa de Lélis.
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