Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Planejamento, implantação e manutenção de jardins - considerações importantes

Conheça as técnicas para obter um jardim bem estruturado e harmônico

Planejamento, implantação e manutenção de jardins   Artigos Cursos CPT

O que é preciso saber para fazer um jardim? Em primeiro lugar, em um projeto como esse, é fundamental conhecer cada passo das etapas de planejamento, implantação e manutenção da obra. Seja qual for o tamanho, o modelo ou o lugar escolhido para o jardim, ter bom gosto não será o suficiente. As decisões deverão ser tomadas considerando aspectos técnicos. Além disso, tudo deve ser acompanhado por profissinais como agronômos, paisagistas e jardineiros.

De acordo com o engenheiro florestal Eduardo Elias Silva, professor do Curso a Distância CPT Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, em Livro+DVD e Curso Online, fatores como a epécie da planta determinam o planejamento logístico, o preparo do solo e os tratos culturais. Mas, antes disso, a escolha da própria espécie de planta também está subordinada a fatores como as características climáticas e geográficas.

Sendo assim, o trabalho com jardins não pode ser executado de forma aleatória, é importante adquirir tanto conhecimentos básicos quanto especializados, bem como a orientação de profissionais capacitados. Conheça um pouco mais de cada etapa do desenvolvimento de um jardim planejado com as dicas do curso CPT.

Técnicas de planejamento


No que diz respeito ao planejamento, o curso traz técnicas elementares a qualquer estilo de jardim.  Para o início desse processo, são recomendados os seguintes procedimentos: entrevista com o cliente, levantamento físico, mapa de sombra, plano de massa e zoneamento, anteprojeto, orçamento e projeto gráfico. O curso comenta cada um deles. A respeito da entrevista, por exemplo, mesmo que seja você mesmo o responsável por implantar o jardim, é importante fazer as perguntas, mesmo que para si mesmo pois ajudam na organização das ideias a respeito do projeto.

Por meio da entrevista, o paisagista obtém informações fundamentais como as preferências e as necessidades dos clientes. Nessa etapa, descobre-se as expectativas das pessoas em relação ao jardim e já é possível traçar algumas soluções, que aliem o bom gosto e a capacidade do paisagista às demandas do cliente.

Implantação de jardins


Já “a implantação começa com a aquisição das mudas junto a um viveirista, ou que podem também ser fornecidas pelo próprio paisagista”, afirma o especialista em plantas, Eduardo Elias Silva. A participação do jardineiro é muito importante também nessa fase, ele auxiliará na marcação das covas no terreno, delimitando os espaços destinados para situar cada conjunto de plantas.

Manutenção de jardins


Quanto à manutenção, ela diz respeito às condições básicas que favorecem a vitalidade do jardim, ou seja, trata-se da provisão das circunstâncias essenciais à sobrevivência das espécies de plantas que habitarão esse espaço. Portanto, o responsável pela manutenção deve estar a par da classificação dos nutrientes, da importância da água para o desenvolvimento da planta, da exterminação de pragas e doenças e dos tipos de podas.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Jardinagem e Paisagismo.

Por Luci Silva

Você saberá mais sobre Jardins Verticais clicando nas seguintes matérias:


Por que implantar um jardim vertical em minha empresa?
Designer de jardim: uma atividade mais que rentável
Você sabe projetar um belo jardim?
Decorar com plantas: quadros verdes ou painéis vivos

Quer saber mais sobre o Curso? Dê um Play no vídeo abaixo!

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Samuel valerio de oliveira

11 de abr de 2018

Quero fazer o curso pode fazer mais barato

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de abr de 2018

Olá Samuel,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!