WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Principais trepadeiras para jardins

As trepadeiras podem ser empregadas em muros, paredes, pergolados e em outras estruturas verticais

Trepadeira - imagem ilustrativa

Eduardo Elias, professor do Curso CPT Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, ressalta que cada vez mais os jardins se tornam importantes na vida das pessoas. Para o lazer, relaxamento ou contemplação, são cada vez maiores, mais belos e criativos. Além disso, a jardinagem é um hobby dos mais apreciados. 

Na composição estética de um jardim, vários elementos devem ser levados em conta. A combinação de cores, a utilização de estruturas, a composição de paisagens e o preenchimento de locais “vazios”, por exemplo, são alguns dos aspectos considerados na construção de um projeto de jardim.

Além desses, há também a utilização de trepadeiras, plantas que são extremamente chamativas e utilizadas para decorar muros, paredes, pergolados ou outras estruturas verticais, dando mais vida e trazendo uma impressão de uma “parede verde”.

Conheça a seguir as principais espécies de trepadeiras:

Unha-de-gato

Uma das trepadeiras mais populares, a unha-de-gato é extremamente adaptável a locais com muita exposição à luz do sol ou à meia sombra. Pela alta concentração de umidade, não é indicada para paredes, mas pode ser empegada em muros, proporcionando harmonia e naturalidade ao jardim.

Trepadeira-castanha

A trepadeira-castanha é reconhecida pelo efeito visual que ela produz: cresce e forma uma cortina de folhas na superfície onde está instalada. Além do caráter estético, é recomendada para locais onde o clima é mais ameno.

Tumbérgia sapatinho

Essa trepadeira é do tipo florífera, pois produz flores muito bonitas e que dão cor aos ambientes – ideal para quem quer uma trepadeira com cor, em vez de toda verde. Requer sol pleno e apresenta o crescimento um pouco lento em seu período inicial. Contudo, passa a crescer de forma mais rápida ao longo do tempo.

Jade azul

Assim como seu nome sugere, a jade azul produz flores nessa cor, o que a torna uma trepadeira com beleza única. Nos meses mais quentes, atrai beija-flores esse mantém densa durante todo o ano. Entretanto, não gosta de umidade e não é indicada para ser cultivada em locais com clima frio, porque pode acabar morrendo.

Ipoméia rubra

De clima tropical, a ipoméia produz flores na cloração rosa e possui um crescimento forte após o primeiro ano de desenvolvimento. Requer rega constante e, assim como a jade azul, é sensível ao frio.

Alamanda

Popularmente, a alamanda também é conhecida como alamanda-amarela ou dedal-de-dama. É caracterizada por ramos pendentes e com flores amarelas e grandes, o que costuma chamar a atenção em muros de jardins. Para se manter sempre vigorosa, necessita de luz sola direta e frequente.

Heras

Em regiões onde o clima é mais frio ou ameno, recomenda-se utilizar essa trepadeira para muros. É mais rústica e consegue se desenvolver mesmo em muros chapiscados. É densa e suas folhas possuem formato que lembra uma estrela.

Rosa trepadeira

Também ideal para regiões com climas mais frios, a rosa-trepadeira necessita de arcos de sustentação ou de treliças. Possui floração mais vigorosa entre a primavera e o outono, mas também é sensível e não suporta excesso de podas ou de regas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem:

Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins
Topiaria e Mosaicultura – Esculturas Vivas com Plantas
Jardins Verticais – Implantação e Manutenção

Fonte: Plantei – blog.plantei.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!