
Existem várias maneiras diferentes de se implantar um gramado. "Os três métodos que têm se mostrado mais práticos e que apresentam melhores resultados são os seguintes: através de sementes, a partir de placas, tapetes, e por intermédio de plugs, explica o professor Claúdio Coelho do Curso CPT de Cultivo de Gramas e Implantação de Gramados.
1- Propagação por Sementes
A formação de gramados por sementes tem a vantagem do baixo custo, mas o problema é a quase inexistência de sementes de gramas nobres no mercado brasileiro. Pode-se encontrar a semeadura em taludes de autoestradas para proteção contra erosão, feita pelo sistema de hidrossemeadura e, quase sempre, consorciando gramíneas com leguminosas rasteiras.
2- Propagação por Placas e Tapetes
A formação de gramados por placas e tapetes é o mais rápido e prático que existe, embora seu custo seja igualmente o mais alto. No Brasil, placas da variedade Batatais de, aproximadamente, 30 x 30 cm são mais fáceis de encontrar do que os autênticos tapetes de grama. O risco é que, na maioria das vezes, trata-se de placas retiradas de pastagens, quase sempre infestadas de ervas daninhas e não cultivadas propriamente para esta finalidade.
Os tapetes, ao contrário, são cultivados com técnicas especiais, que inclui até a retirada deles do solo por meio de máquinas, de forma a terem espessuras iguais e medidas padronizadas. São encontrados em dois tamanhos: 1,25 x 0,40 m, ou seja, meio metro quadrado, e 0,625 x 0,40 m, um quarto de metro quadrado.
Para trabalhar com este método, o terreno deve ser nivelado e levemente umedecido antes do plantio.
3- Propagação por Plugs
Este método de propagação vegetativa é bem mais econômico e permite a utilização de gramas nobres, de adaptação testada e comprovada. As mudas desenvolvidas especificamente para esta finalidade pegam com facilidade, requerendo apenas que não haja descuido com a irrigação.
Para se produzir os plugs, com uma simples enxada, retiram-se placas do gramado de onde se pretende fazer a reprodução. Depois, as placas são levadas até o local de enchimento das bandejas. A grama, então, é retirada da placa, sob a forma de mudinhas e plantadas dentro das bandejas com substrato.
As bandejas completas são levadas até o viveiro de mudas, onde ficarão por algum tempo, até que estejam aclimatadas e aptas a serem plantadas definitivamente no campo.
No viveiro, os plugs devem receber os tratos culturais necessários, principalmente no que diz respeito à irrigação, que deve ser diária. Quando as mudas em “plugs” tiverem completadas oito meses de idade, já podem ir para o campo, para o plantio definitivo.
O gramado vai necessitar de alguns tratos culturais para se manter bonito e saudável. Uma boa manutenção de gramados deve ter quatro práticas culturais: corte, irrigação, fertilização e aeração.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.