
Quando falamos em cipreste, nós nos referimos a várias espécies de coníferas da família Cupressaceae, amplamente utilizadas como plantas ornamentais, principalmente porque não ficam desfolhadas durante o inverno.
Em alguns países, a árvore também é utilizada para produção de madeira de qualidade. Uma de suas principais vantagens é que essa conífera requer poucos cuidados no manejo.
Cipreste italiano
O cipreste italiano (Cupressus sempervirens) é proveniente da Europa, mais especificamente da Itália (daí o nome). Embora seja de outro país, árvore se adaptou muito bem às condições climáticas do Brasil.
Sua folhagem apresenta formatos variados e cor verde, o que a torna um belo ornamento em praças e jardins.
Cipreste da Califórnia
O cipreste californiano (Cupressus macrocarpa) é proveniente dos Estados Unidos, mais especificamente da Califórnia (daí o nome).
Com folhas verde-escuras, a árvore pode alcançar mais de 20 metros de altura. Sua preferência é por regiões com clima seco devendo ser plantada em áreas com boa incidência solar.
Cipreste dourado
O cipreste dourado (Chamaecyparis obtusa cripssii) apresenta um aroma bastante característico e formato piramidal. No Brasil, a árvore é chamada de pinheiro dourado por apresentar folhas escamosas verde-escuras e verde-claras que, juntas, dão a impressão da cor dourada.
Como é exigente em luz solar, ela deve ser plantada em áreas abertas.
Época de plantio
A época de plantio recomendada para o cipreste é no inverno para que a árvore tenha tempo para se adaptar ao novo ambiente e se desenvolver com vigor na primavera.
Entretanto, o plantio não pode ser realizado sob temperaturas muito baixas, pois suas raízes são sensíveis ao frio extremo.
Plantio
O plantio de cipreste deve ser feito em cova com as dimensões 40 cm x 40 cm x 40 cm. Entretanto, essas medidas podem variar conforme o tamanho da muda.
Vale destacar que suas raízes não podem ser dobradas e devem se ajustar perfeitamente na cova.
Adubação
Na adubação do cipreste, devem ser adicionados e incorporados na cova 2 a 5 kg de esterco de curral curtido. Entretanto, essa quantidade pode variar de acordo com a qualidade do solo.
Outra opção é adicionar e incorporar na cova um bom composto orgânico.
Irrigação
A irrigação do cipreste deve ser frequente, especialmente na fase inicial de desenvolvimento. Após esse período, a árvore pode ser irrigada com intervalos maiores entre as regas, pois se trata de uma espécie bastante resistente.
Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem e Paisagismo
Topiaria e Mosaicultura - Esculturas Vivas com Plantas
Arte e Técnica do Bonsai - Passo a Passo
Como Produzir Plantas Ornamentais
Por Andréa Oliveira.
Fontes: ruralatual.blogspot.com
agro20.com.br

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Renato Amorim
5 de jul. de 2022Ele consegue crescer no litoral dó Nordeste Brasileiro?

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de ago. de 2022Olá, Renato! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro