WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Designer de jardim: uma atividade mais que rentável

Saber combinar as plantas no jardim é uma arte e uma técnica que podem trazer enorme carga de satisfação para qualquer pessoa.

Designer de jardim: uma atividade mais que rentável   Artigos Cursos CPT

Quer ser um especialista em projetos de jardins? Saiba, então, que a implantação de um jardim exige planejamento logístico, preparo adequado da área a ser jardinada e técnicas de plantio que dependem da espécie de planta e, ainda, os fatores que influenciam a escolha das espécies a serem utilizadas num jardim: luminosidade, clima e solo. Certamente se esta receita básica de trabalho não é seguida, os resultados acabam não sendo satisfatórios.

Portanto, no planejamento de um jardim, o projetista leva em consideração, além do seu bom gosto, uma série de técnicas de design e conta, ainda, com técnicas adequadas de implantação para que o projeto dê certo e seja feito um belo trabalho.

Não há dúvidas de que a maior parte das pessoas gosta de ter contato com plantas. Seja comprar, escolher um local para plantar, depois regar, e colocar adubo são atividades que muita gente tem como hobby. Quanto mais essas pessoas se envolvem com as plantas, quanto mais conhecem seus segredos, mais sentem prazer em cultivá-las.

“Saber combinar as plantas no jardim é uma arte e uma técnica que podem trazer enorme carga de satisfação para qualquer pessoa. Por isso, empreendimentos envolvendo paisagismo, mais especificamente o planejamento e a implantação de jardins, são desenvolvidos com tanto prazer, por tantas pessoas”, afirma o professor Eduardo Elias S. Santos, do professor do Curso a Distância CPT Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins

O bom profissional, para desempenhar de maneira satisfatória as suas atribuições, deverá conhecer a classificação dos nutrientes necessários para as plantas e a importância destes; saber qual a finalidade da água para o crescimento; conhecer os principais invasores e como combatê-los; precisar o ciclo de vida das plantas; os cuidados que devem ser tomados com os equipamentos; os tipos de podas e a finalidade de cada um; as principais pragas e os defensivos para cada uma; as doenças que mais atacam as plantas e seus combates.

Fertilidade do solo


Os nutrientes necessários às plantas são classificados em dois grupos: os macronutrientes e os micronutrientes. Os macronutrientes são aqueles consumidos em grande quantidade. Nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre. Os micronutrientes são utilizados em menor quantidade, mas nem por isso deixam de ser essenciais. Zinco, boro, ferro, cobre, manganês, cloro e molibdênio, representados pelas letras Zn, B, Fe, Cu, Mn, Cl e Mo são os principais micronutrientes indispensáveis para o bom desenvolvimento das plantas.

Nutrientes e água


A ação desses nutrientes está diretamente relacionada à presença de água no solo, pois os adubos se dissolvem nela para serem absorvidos pelas raízes. Isso quer dizer que a eficiência da adubação depende muito da irrigação.

Adubos


Existem diversos tipos de adubos. Eles podem ser químicos ou orgânicos. Os adubos químicos têm origem mineral e se apresentam na forma de sais. Os adubos orgânicos promovem uma liberação de nutrientes bem menor e de forma mais lenta, contribuindo na evolução da estrutura do solo.

Fertilização do solo


A fertilização de manutenção é feita, aplicando-se os macronutrientes e micronutrientes em adubação de cobertura ou pulverizando as folhas. O adubo deve ser distribuído o mais homogeneamente possível na superfície do solo, em torno das plantas do canteiro, e incorporado com a ajuda de um escarificador ou enxada. Nessa hora, é preciso muito cuidado para que o revolvimento do solo não seja muito profundo, para não se danificar as raízes com a enxada ou com o próprio adubo, que não deve ficar em contato direto com elas.

Época de aplicação dos fertilizantes


Todos os fertilizantes devem ser aplicados na época de maior crescimento das plantas, entre a primavera e o verão, de setembro a março. Esta também é a época das chuvas, quando a maior quantidade de água no solo vai tornar a adubação mais eficiente.

Irrigação


Todas as plantas precisam de água para se manterem vivas. No caso de plantas de jardins, isso é ainda mais importante, para que a planta esteja sempre viçosa, com as folhas verdes e túrgidas, e as flores coloridas. A irrigação no jardim, no entanto, não segue regras específicas. Depende das condições climáticas, da umidade no solo, e da espécie de planta ornamental. Nas épocas de maior calor, primavera e verão, a irrigação pode ser feita até duas vezes ao dia, de manhã bem cedo e no final da tarde.

Quantidade de água


Com relação à quantidade de água, considere como ponto ideal quando o solo fica úmido, sem formar poças d’água. Água em excesso pode causar problemas às raízes, como apodrecimento, especialmente em períodos frios.

Controle de invasoras


Existem várias invasoras típicas de jardins: botão de ouro, mastruz, tiririca, serralha, macaé e a grama seda. Elas precisam ser constantemente vigiadas, pois são bastante agressivas, e se disseminam com rapidez.

Cuidados com as plantas


A limpeza do canteiro também é um trato cultural que melhora o aspecto visual do jardim. A maior parte das plantas ornamentais ficam com suas folhas secas presas ao caule, que podem ser retiradas com facilidade, melhorando sensivelmente sua qualidade visual e sua saúde.

Manutenção dos equipamentos


Todos estes equipamentos precisam de cuidados na sua manutenção. A afiação é um aspecto de grande importância. A manutenção do corte faz com que o trabalho fique mais rápido, diminuindo o esforço e evitando-se danos ao equipamento.

Podas


O jardineiro também deve conhecer bem as espécies de plantas presentes no jardim, principalmente aspectos como a resistência a diferentes graus de poda. Algumas precisam de podas mais intensas que outras, e a velocidade de brotação e de crescimento como um todo varia conforme a espécie. Basicamente, um jardim precisa de dois tipos de podas: as de limpeza e formação. Em todas elas são necessárias algumas ferramentas.

Pragas e doenças


As plantas de um jardim estão sujeitas ao ataque de uma série de pragas e doenças, como qualquer vegetal. Por isso, o jardineiro deve ficar atento, buscando sintomas associados a problemas sanitários. No jardim, o primeiro manejo para prevenir doenças é o da fertilidade do solo, complementado pela correta disponibilidade de água e correta luminosidade.

Manutenção de gramados


Um dos principais aspectos do manejo de gramados é sua alta exigência em água. Isso porque, apesar de o sistema ser radicular pouco profundo, os gramados apresentam grande área exposta diretamente ao sol, o que causa aumento da evapotranspiração. A água também é importante porque os nutrientes são transportados por ela até as raízes. Por isso, os gramados devem ser irrigados pelo menos uma vez por semana durante a seca, enquanto na época das chuvas a rega pode ser retomada nas estiagens superiores a uma semana.

Conheça os Cursos Online CPT da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

Você saberá mais sobre Jardins Verticais clicando nas seguintes matérias:


Por que implantar um jardim vertical em minha empresa?
Você sabe projetar um belo jardim?
Planejamento, implantação e manutenção de jardins
Decorar com plantas: quadros verdes ou painéis vivos

 
Quer saber mais sobre o Curso? Dê um Play no vídeo abaixo!
 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Francisco lopes

24 de mai. de 2022

Eu gostaria realmente de saber mas sobre o curso de jardinagem. Tenho certa admiração por plantas, e interesse em me aprofundar no conhecimento de jardinagem

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de mai. de 2022

Olá, Francisco! Tudo bem? 

Agradecemos sua visita em nosso site! 

O CPT disponibiliza diversos cursos na área desejada! 

Para saber mais sobre cada um, acesse: https://bit.ly/3wUaA0V

Abraço! 

Ingrid Filomeno 

Gilmar Gonçalves de Souza

14 de jun. de 2018

Voçes têm curso para esculturas de grama?

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jun. de 2018

Bom dia Gilmar,

Para mais informações sobre o Curso de Topiaria e Mosaicultura - Esculturas Vivas com Plantas, nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Tereza silva

30 de dez. de 2017

Aprecio um jardim bem cuidado e tenho curiosidade de aprender como manter meu jardim bonito.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jan. de 2018

Olá Tereza,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre jardinagem.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Geane

9 de dez. de 2013

Gostaria de fazer um curso para Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, mas estou em MG , teria como fazer online .

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de dez. de 2013

Olá, Geane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

MARIA GONCALVES DA SILVA

18 de ago. de 2013

estou começando no ramo de jardinagem e quero fazer todos cursos que possa me ajudar moro em Manaus onde não temos curso de nada e terá de ser tudo online por onde devo começar grata maria silva

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de ago. de 2013

Olá, Maria!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos da área de jardinagem.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?