WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Você sabe projetar um belo jardim?

Não só de plantas um jardim deve ser composto. Diversas outras estruturas fazem parte de sua montagem. Os elementos complementares são inúmeros

Você sabe compor um belo jardim?   Artigos Cursos CPT

 

Não só de plantas um jardim deve ser composto. Diversas outras estruturas fazem parte de sua montagem. Os elementos complementares são inúmeros. A criatividade do projetista é que vai determinar que tipos de elementos merecem ser utilizados. "Numa fazenda antiga, uma roda d’água. Num jardim clássico, um chafariz. Num local de destaque, uma pérgola. Sem contar vasos, pedras, troncos, bancos, revestimentos e outras estruturas arquitetônicas. São inúmeras as possibilidades", afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, em Livro+DVD e Curso Online.

Os vasos, por sua vez, são complementos que têm por objetivo garantir substrato para o cultivo de uma planta onde não há solo. Mas a principal função do vaso é a ornamentação. Jardins podem ser planejados para serem aproveitados não só durante o dia. Com um bom projeto de iluminação, pode tornar-se um local agradável mesmo à noite. Utilizando a iluminação artificial, é possível ir além da mera presença da luz, que garante visão e, ou segurança. É possível promover um verdadeiro espetáculo, ao se realçar volumes, destacar elementos, criar cenários, revelar caminhos, multiplicar o colorido de plantas, esculturas, fontes e flores.

É claro que, ao planejar uma iluminação adequada, é preciso cuidado para evitar excessos, pois, para ser bem iluminado, um jardim não depende apenas da grande quantidade de luz presente, mas principalmente da criatividade. Existem diferentes tipos de iluminação e a possibilidade de dividir um projeto em várias fases, permitindo o uso da luz de acordo com a ocasião. Podem ser utilizadas a iluminação direta, com atenção para iluminar um ponto específico do jardim e a indireta, que determina o espaço sem um foco de destaque.

Com isso, será possível criar verdadeiros cenários, projetados de acordo com um ou mais efeitos esperados, procurando criar um clima agradável e relaxante. Por exemplo: o dramático (que ressalta alguns pontos, jogando com as formas e texturas); e o romântico, pensado para integrar as pessoas e o ambiente, utilizando-se para isso bancos e caminhos iluminados. Tanto em um como no outro, a ideia é usar a luz para criar o clima desejado.

Plantas em vasos


Um vaso é um complemento que garante substrato para o cultivo de uma planta em ambientes onde não há solo. Entretanto, o planejador de um jardim deve considerar como principal função do vaso a ornamentação decorativa do ambiente. E como ornamento, o vaso precisa de algumas características harmônicas com o ambiente onde será colocado.

Luminárias e lâmpadas indicadas para jardins


Diversos tipos de luminárias podem ser utilizadas com esse fim. É o caso da arandela, que é bastante indicada, sendo necessário cuidado com proteção contra umidade. E também o caso das luminárias subterrâneas, geralmente colocadas junto a arbustos, árvores e esculturas para gerar um foco direcionado. Os postes constituem outra possibilidade. Os mais baixos são indicados para demarcar caminhos, enquanto os mais altos, com até dois metros de altura, para uma iluminação mais ampla. Também podem ser usados balizadores, que são indicados para criar, em torno do jardim, pontos de luz mais fraca, com objetivo de propiciar segurança.

Outros elementos


Abaixo, os diversos outros elementos que podem ser usados em jardins, como complementos:
- Pedras
- Tocos e troncos de árvores mortas
- Bancos
- Piso

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

Você saberá mais sobre Jardins Verticais clicando nas seguintes matérias:


Por que implantar um jardim vertical em minha empresa?
Designer de jardim: uma atividade mais que rentável
Planejamento, implantação e manutenção de jardins
Decorar com plantas: quadros verdes ou painéis vivos

Quer saber mais sobre o Curso? Dê um Play no vídeo abaixo!

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!