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Organizador de eventos: perfil profissional e competências

Um organizador de eventos deve ter o perfil de um profissional atuante e de extrema organização, além de conhecer profundamente sua atividade

Organizador de eventos: perfil profissional e competências.

 

Um organizador de eventos deve ter o perfil de um profissional atuante e de extrema organização, além de conhecer profundamente sua atividade. A dedicação e a pesquisa, além de algumas regras de etiqueta, irão ajudar não somente no contato com o cliente, mas para deixá-lo preparado para possíveis situações que aparecerão.

Nem todos os eventos são sofisticados e cheios de protocolo, pois cada cliente e ocasião terão seu próprio estilo, por isso o profissional deverá saber identificar o perfil de seu cliente e dos convidados para que, dessa forma, todos fiquem satisfeitos com o trabalho realizado e o indiquem para outros possíveis clientes.

Quanto mais conhecimentos o profissional possuir, mais fácil será o seu campo de atuação, desde a escolha do local mais adequado até os serviços que serão contratados. Por isso, a constante pesquisa é de fundamental importância nessa atividade, e, quanto mais conhecer o público-alvo, seus gostos, suas preferências e particularidades, mais adequado será o serviço oferecido.

A postura profissional do organizador de eventos é que será a chave para o bom desempenho do serviço oferecido e, consequentemente, para a satisfação do cliente. Deve-se ter sempre claro que o sonho a ser realizado é do cliente e não o seu, procurando fazer com que todos os envolvidos se empenhem ao máximo para o sucesso do evento, independentemente de orçamentos ou valores que serão recebidos pelo que foi contratado.

Ser correto com as indicações dos outros fornecedores é essencial, e, acima de tudo, ser honesto consigo mesmo ao oferecer os seus próprios serviços para o cliente que, nesse momento, estará depositando em suas mãos a realização de um ideal, de um sonho.

Além de criatividade e talento, a arte de organizar eventos exige técnica. A melhor forma de adquiri-la, assim como nas carreiras clássicas, é ingressar em um curso de Ensino Superior. No Brasil, há opções de tecnólogos que têm, em média, dois anos de duração e currículo focado no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho, que já é diversificado, promete ser alavancado com a Copa do Mundo do Brasil. Além das empresas organizadoras de eventos, os profissionais podem ser empregados por shoppings, empresas, indústrias e outros estabelecimentos que promovam eventos.

Perfil profissional:

→Domínio das técnicas de planejamento.
→Domínio das técnicas de comunicação.
→Visão do mercado de eventos e negócios.
→Visão dos diversos tipos de eventos.
→Criatividade.
→Organização.
→Espírito de liderança.
→Boa comunicação oral e escrita.
→Boas relações interpessoais.

O planejamento é uma das principais características do profissional organizador de eventos.

Algumas das principais características profissionais do(a) organizador(a) de eventos são o planejamento e a capacidade de resolver conflitos.

Competências:

→Compreender os princípios relacionados à organização do trabalho no Segmento de Turismo e Hospitalidade, aplicando-os durante a execução de sua função com responsabilidade, respeitando o cliente e a equipe de trabalho.

→Atender o cliente com cortesia, ouvindo-o com atenção, para entender suas reais necessidades, encaminhando-o para que suas necessidades sejam satisfeitas, fornecendo as informações corretas no prazo que o cliente precisa com proatividade, presteza e gentileza.

→Utilizar os equipamentos de proteção individual e atender situações emergenciais, seguindo as normas de saúde e segurança no trabalho e primeiros socorros, buscando meios eficazes para diminuir os riscos de acidentes no ambiente de trabalho e assegurar a manutenção da vida da vítima, adotando uma postura de cooperação, solidariedade e responsabilidade.

→Elaborar e executar os serviços protocolares e de cerimonial coordenando as atividades de apoio na organização de eventos públicos, privados e sociais, com dinamismo e respeito à diversidade humana e cultural.

→Aplicar o mix de marketing no processo de planejamento e organização de eventos, a fim de criar estratégias para captação de recursos, melhor direcionar a alocação do orçamento de marketing entre as várias ferramentas do composto de marketing, identificando e aplicando as estratégias de distribuição, comunicação, promoção, definição dos pontos de vendas e ações de monitoramento (concorrentes e clientes), de forma sistêmica e com sigilo profissional.

→Planejar e organizar eventos diversos, desde o levantamento das reais necessidades para sua produção, até o fechamento e a avaliação final de todo o processo de realização, intermediando e operacionalizando a contratação de fornecedores, profissionais especializados e serviços adequados a cada tipo de evento, de forma ética, com qualidade e criatividade, observando as demandas do cliente, visando sempre à sua satisfação e ao sucesso do evento.

Portanto, o organizador de eventos deverá estar apto a planejar e organizar eventos sociais (casamentos, aniversários e bodas), eventos estudantis (formaturas), eventos empresariais (reuniões e treinamentos), eventos técnico-científicos (congressos, seminários e palestras) e eventos culturais (shows, exposições e festas temáticas).

Criatividade e qualidade dos serviços promoverão o sucesso do evento.

O organizador de eventos deverá prestar serviços com qualidade e criatividade, visando sempre ao sucesso do evento e à satisfação do cliente.

Este profissional poderá atuar em empresas organizadoras de eventos, órgãos governamentais, Centros de Convenções e Feiras ou de forma autônoma. Entretanto, deve demonstrar paciência, iniciativa, dinamismo, organização, discrição, visão critica, confiabilidade, cordialidade, honestidade, equilíbrio emocional, facilidade de comunicação, sinergia, capacidade de intermediar interesses, resolver imprevistos, contornar situações adversas e orientar equipe ou terceirizados. Só assim alcançará o sucesso profissional.

Por Andréa Oliveira.

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Entre os cursos, destacam-se:

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