WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Orientações de especialistas sobre semeadura do feijão

O produtor deve proceder à semeadura do feijão, com técnicas adequadas, para aumentar a produtividade da lavoura

Orientações de especialistas sobre semeadura do feijão

“O feijão é campeão em cultivo no Brasil, com produção de milhões de toneladas todos os anos. Entretanto, o produtor deve proceder à semeadura do feijão, com técnicas adequadas, para aumentar a produtividade da lavoura e a rentabilidade dos negócios. Para isso, o preparo do solo, a época da semeadura e a densidade do plantio garantem o sucesso da produção”, explica João Tessarioli Neto, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Preparo do solo


Deixar o solo em boas condições de cultivo proporciona uma semeadura eficiente, pois melhora a germinação das sementes de feijão e permite a instalação dos feijoeiros. Para isso, existem sistemas de preparo do solo, determinados pelas condições e os tipos de solo. São eles, o preparo convencional do solo, o cultivo mínimo e o plantio direto. Todos importantes quando se deseja um bom rendimento da cultura.

Épocas de semeadura


A semeadura do feijão pode ser realizada em épocas diferentes. O feijão das águas, por exemplo, é semeado entre os meses de setembro e novembro quando tem início as primeiras chuvas. Já o feijão da seca (ou feijão safrinha) é semeado entre os meses de janeiro e março. Por fim, temos o feijão de inverno (ou feijão de terceira época), semeado geralmente do outono ao inverno, entre os meses de maio e julho. Tanto o feijão da seca como o feijão de inverno são ideais para cultivo em sistemas de irrigação.

Profundidade da semeadura


A profundidade de semeadura so feijão determina a uniformidade da germinação, além de melhorar a distribuição das sementes no solo. Geralmente, o feijão é semeado em profundidades entre 3 e 6 centímetros. Em solos arenosos, a profundidade de semeadura deve se manter entre 5 e 6 centímetros, para alcançar camadas mais úmidas. Enquanto em solos argilosos, a profundidade de semeadura pode variar entre 3 e 4 centímetros (camadas mais superficiais do solo, pois nessa textura há umidade).

Densidade de plantio


A densidade de plantio do feijoeiro, assim como a de outras culturas, considera a cobertura total da área na fase de florescimento das plantas. Esta é determinada pelos tipos de espaçamento entre linhas e pelo número de feijoeiros por metro linear. Normalmente, durante a semeadura, respeita-se a distância entre linhas de acordo com a variedade de feijão escolhida. No mais, os especialistas recomendam espaçamentos entre 40 e 60 centímetros entre linhas (de 10 a 15 feijoeiros por metro linear) devido ao maior rendimento.

Tratamento de sementes


Como o feijoeiro pode ser acometido por doenças, como antracnose e mancha angular, bem como pragas do solo, que podem prejudicar o estabelecimento da lavoura, os produtores usam sementes de feijão tratadas. Trata-se de uma medida preventiva, que garante o crescimento e desenvolvimento vigoroso do feijoeiro. Além disso, o tratamento das sementes de feijão evita sérios prejuízos ao produtor rural.

Conheça os Cursos CPT:

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce

Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino

Fonte: Lavoura 10

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!