
O consumo diário de hortaliças é muito importante para a saúde humana, pois o nosso corpo necessita de nutrientes para promover o crescimento, fornecer energia para o trabalho, regular e manter o bom funcionamento dos órgãos e aumentar a resistência contra as doenças. Mas como cuidar da plantação de hortaliças?
A horta caseira pode ser instalada em áreas ociosas, ou mesmo, em recipientes diversos (caixas, bandejas, sacos plásticos, etc.) dentro de casa, podendo ser de diferentes tipos e tamanhos, em virtude da disponibilidade de espaço e recursos que se tenham disponíveis.
Tratos culturais
Capina: A capina consiste na retirada do mato que concorre com as hortaliças por água, nutrientes e luz, entre outros.
Irrigação: A irrigação consiste no fornecimento de água às hortaliças. A água, juntamente com os nutrientes, são essenciais ao desenvolvimento das plantas. Em geral, uma rega por dia é suficiente para todas as hortaliças, inclusive as mais exigentes.
Cobertura morta: A cobertura morta é um bom recurso para economia de água. Ela pode ser feita com palha de arroz, capim, serragem, bagaço de cana, folhas ou qualquer planta ou parte de plantas picadas em pequenos pedaços. A cobertura morta diminui a evaporação da água do solo, diminuindo, consequentemente, a necessidade de regas.
Raleação: A raleação ou desbaste é um trato cultural que necessita ser feito para tirar o excesso de plantas nascidas, quando se faz o semeio direto, que geralmente é feito em alta densidade, para evitar problemas de germinação.
Estaqueamento: O estaqueamento deve ser feito em algumas hortaliças que necessitam de suporte para evitar o seu crescimento em contato com a terra
Desbrota: A desbrota é um trato cultural que necessita ser feito em algumas hortaliças e tem a finalidade de diminuir o crescimento vegetal da mesma. A desbrota favorece a ventilação da planta, minimizando o efeito de doenças e favorecendo o crescimento de frutos.
Rotação de culturas: A rotação de culturas é feita substituindo as culturas de uma safra para outra em um solo específico, não plantando hortaliças da mesma família uma após a outra, minimizando o ataque de pragas e doenças.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Horticultura
Por Anna Luiza Mariquito
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.