
A alcachofra, também conhecida cientificamente como Cynara cardunculus var. scolymus, é uma planta perene, que produz por mais de seis anos. Entretanto, os produtores de alcachofra realizam a substituição das plantas, a cada três anos, para garantir a qualidade dos capítulos florais. Essas grandes inflorescências apresentam receptáculo, conhecido como coração da alcachofra, e brácteas com base carnosa, que são consumidos principalmente cozidos.
Clima
A alcachofra prefere regiões com temperaturas de 12°C a 22°C (média). Entretanto, para estimular o florescimento da alcachofra, ela deve ser exposta a um período de temperaturas mais baixas. Na verdade, o ideal é que a planta seja cultivada em regiões com inverno e verão amenos. Quando cultivada em locais com clima quente e seco demais, os capítulos florais se abrem de forma precoce, o que compromete a qualidade da alcachofra.
Solo e irrigação
O plantio da alcachofra deve ser realizado em solo profundo e rico em matéria orgânica. Além disso, o solo deve apresentar alta fertilidade, boa drenagem e pH de 6 a 8. Quanto à irrigação da alcachofra, ela deve ser o suficiente para manter o solo úmido (nunca encharcado). Embora seja tolerante à seca, essa planta não é produtiva quando há déficit de água.
Plantio
A propagação da alcachofra ocorre por divisão de plantas adultas. Na verdade, são utilizados rebentos (com raízes) que rebrotam após a colheita. Estes devem ser removidos, cuidadosamente, com uma faca, sem causar danos à planta-mãe. O espaçamento a ser adotado depende da cultivar de alcachofra.
O plantio da alcachofra por sementes não é recomendado, pois as plantas produzidas não se parecem com a planta-mãe. Como variam de tamanho, forma dos capítulos florais e quantidade de espinhos, elas são desqualificadas para a comercialização. Normalmente, a propagação por sementes é utilizada apenas para produção de novas cultivares.
Nesse caso, a semeadura da alcachofra pode ser realizada em local definitivo ou em sementeiras. Quando plantadas nesses recipientes, elas devem ser posteriormente transplantadas para local definitivo de três a quatro semanas após germinarem.
Colheita
A colheita da alcachofra, mais especificamente dos capítulos florais, ocorre ainda quando as brácteas estão fechadas. Se elas se abrirem, a qualidade da alcachofra é seriamente comprometida, pois a hortaliça se torna muito fibrosa.
Conheça os Cursos CPT:
Horta Caseira - Implantação e Cultivo
Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção
Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa
Fonte: hortas.info
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.