
A couve-de-bruxelas (Brassica oleracea var. gemmifera) pertence ao grupo de cultivares de couve. Como peculiaridade, as gemas axilares das folhas dessa hortaliça se desenvolvem cobrindo o caule com vários brotos parecidos com repolho. Perfeita para ser consumida cozida, a couve-de-bruxelas é uma hortaliça muito nutritiva e saborosa, que pode se tornar uma ótima alternativa de renda quando produzida com fins comerciais.
Essa hortaliça é fonte de fibras, vitamina A, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C e vitamina K, além dos minerais ferro, magnésio e potássio. Seu consumo regular traz uma série de benefícios ao organismo humano, como o bom funcionamento do fígado e do intestino, além de regular os níveis de colesterol.
Clima
A couve-de-bruxelas se desenvolve melhor em regiões com ameno ou frio. Já as regiões com temperatura acima de 24°C (média) não são adequadas para o cultivo dessa hortaliça. A faixa de temperatura ideal para o cultivo de couve-de-bruxelas deve se manter entre 15°C e 18°C. Uma de suas principais características é a tolerância a geadas conseguindo suportar até mesmo temperaturas de -10°C.
Solo
O plantio de couve-de-bruxelas deve ser realizado em solo com boa disponibilidade de nitrogênio e boa carga de matéria orgânica. Além disso, o solo deve apresentar boa fertilidade, boa drenagem e pH entre 6,0 e 6,8. Quando essa hortaliça apresenta caule oco e problemas de desenvolvimento, provavelmente é deficiência em boro, que deve ser corrigido com adubação, após análise do solo em laboratório.
Semeadura
A semeadura da couve-de-bruxelas ocorre por sementes plantadas em sementeiras, copinhos de jornal, ou outros recipientes próprios para plantio de mudas. Quando as mudas apresentarem de 4 a 6 folhas, elas devem ser transplantadas para local definitivo. Esse procedimento deve ser realizado em solo úmido, no fim da tarde, quando o tempo estiver chuvoso ou nublado.
Colheita
A colheita da couve-de-bruxelas ocorre após 90 a 140 dias da semeadura. Mas isso pode variar conforme a cultivar escolhida, as condições de cultivo e outros fatores. Inclusive, a colheita pode se estender por alguns meses, quando os brotos fechados forem colhidos um a um, da base da planta para cima, quando eles alcançarem 2,5 a 5 cm de diâmetro. O corte pode ser feito rente ao caule ou o broto pode ser torcido para se desprender da planta.
Conheça os Cursos CPT:
Horta Caseira - Implantação e Cultivo
Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção
Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa
Fonte: hortas.info
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.