WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta - como plantar Quiabo (Abelmoschus esculentus)

Horta - como plantar Quiabo.

 

Fonte de vitaminas, sobretudo de A, C e B1 – além de cálcio, mineral essencial para o fortalecimento dos ossos –, o fruto do quiabeiro, o quiabo (Abelmoschus esculentus), é usado em pratos tradicionais de boa parte do país, como frango, carne, caruru, costelinha de porco, refogados e saladas.

Rico em vitamina A, o quiabo é importante para a visão, pele e mucosas em geral. Se por um lado a vitamina A exerce as funções já mencionadas, além de proteger o fígado, a vitamina B1 é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso e a vitamina B2 é importante para o crescimento, principalmente na adolescência. Fruto de fácil digestão, o quiabo é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos, sendo eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rins.

O quiabo apresenta-se como uma cultura versátil visto que além dos frutos, outras partes da planta também são aproveitadas. É o caso das sementes que possuem altos teores de óleo excelente para consumo; da casca do caule de onde se extraem fibras que adicionadas às de outras plantas podem formar tecidos de boa qualidade, sendo também usadas no fabrico de papel; e das folhas que são forrageiras, podendo ser utilizadas para a alimentação do gado.

O quiabeiro é um arbusto de até 3 m de altura, conforme a variedade, de folhas grandes, lobadas e pilosas com até 30 cm de comprimento e flores branco-amareladas com centro escuro, semelhantes a um hibisco simples, pois são da mesma família.

Os frutos são alongados e estreitos, fibrosos e com sementes claras e redondas. Pode se apresentar na cor verde, avioletado e vermelho. O quiabo de qualidade e adequado para o consumo deve ter cor verde intensa (sem presença de manchas escuras), firmeza e comprimento entre 10 e 14 centímetros. Se não for colhido nessa fase do desenvolvimento, ele passa do ponto, fica fibroso e duro. De formato alongado e estreito, o fruto possui sementes claras e redondas.

Os melhores meses de produção vão de janeiro a maio. A produtividade brasileira do quiabeiro varia de 20 a 40 toneladas por hectare. Depois de colhido, o quiabo pode ser conservado por até uma semana desde que mantido dentro de sacos plásticos e na parte inferior da geladeira. Seu preparo é fácil, pois não precisa ser descascado.

Para o seu pleno desenvolvimento, o quiabo necessita ser cultivado em regiões de temperaturas acima de 20°C, com boa incidência de luz e algumas horas diárias de luz solar.

Certifique-se que o solo seja bem drenado, com boa fertilidade e com matéria orgânica satisfatória. O pH ideal deverá estar entre 6 e 6,5 e durante o processo de irrigação o solo não poderá ser encharcado, apesar de obrigatoriamente estar sempre úmido. 

Dica: Antes de realizar o plantio, deixe as sementes embebidas em água por um dia para apressar a germinação, já que as sementes plantadas diretamente no solo podem levar mais de três semanas para germinar.

O plantio pode ser realizado diretamente no canteiro ou em sementeiras. Neste último caso, elas deverão ser transplantadas para o local definitivo quando atingem de 10 a 15 cm de altura.

Se e quando necessário, faça podas em sua plantação. Elas irão revigorar o quiabeiro.

Colha os quiabos dentro de 60 a 80 dias depois do plantio, quando estiverem bem desenvolvidos, porém ainda tenros. Verifique se eles apresentam uma tonalidade brilhante e não deixe que ele amadureça no pé. Caso isso ocorra, ele ficará fibroso e inadequado ao consumo.

Como plantar Quiabo

- A propagação do quiabeiro é realizada por meio do plantio de sementes. Elas podem ser compradas em envelopes em supermercados, lojas de produtos agropecuários ou por meio de sites de empresas produtoras. Alguns viveiristas comercializam as mudas prontas para o transplante para o local definitivo.

- As regiões de clima quente a ameno são as mais adequadas para o cultivo do quiabeiro. A planta não tem bom desenvolvimento em locais de baixa temperatura e sujeitos a geadas. Em regiões quentes e com inverno ameno, é possível plantar o ano todo.

- Deve ser em local onde o solo é profundo, permeável, rico em matéria orgânica ou com boa fertilidade.

- Prepare a área de plantio arando o solo de 20 a 25 centímetros e, em seguida, realize a gradagem, para eliminar torrões e obter terreno uniforme. A propagação pode ser por semeadura direta ou por mudas. No caso de sementes, recomenda-se o plantio com profundidade de 8 a 10 centímetros. Para uma germinação mais uniforme, o ideal é quebrar a dormência das sementes imergindo-as em água por 24 horas antes do plantio.

- Semeiam-se três sementes por cova espaçada de 30 a 40 centímetros. Entre as fileiras, o espaçamento ideal é de 100 a 120 centímetros. Quando as plantas atingirem de 15 a 20 centímetros, deve-se fazer o desbaste, a fim de deixá-las mais vigorosas.

- Em caso de solo com pH abaixo de 5,5, faça a correção da acidez com a incorporação de calcário dolomítico. A adubação também é necessária para evitar alguma interferência na produtividade do quiabeiro. Apesar de não ser preciso irrigar sempre o cultivo, pois a planta é tolerante à falta de água, a oferta do líquido deve ocorrer durante todo o ciclo da cultura.

- Colha os frutos do quiabeiro quando atingirem de 10 a 14 centímetros de comprimento. Em geral, ocorre no período de 60 a 75 dias após a semeadura, em períodos quentes, ou de 85 a 100 dias, em épocas mais frias. Os quiabos devem estar tenros e não fibrosos, com a ponta fácil para ser quebrada com os dedos. Se estiverem bem maduras, passadas do ponto de colheita, as hortaliças tornam-se fibrosas, duras e com cor amarelada. A colheita pode se estender de três a oito meses.

Dicas

- Faça a rotação com milho. Melancia, batata e feijão-vagem. Evitar algodão.

- O quiabo é muito sensível ao frio, a temperatura noturna deve ser maior que 15ºC.

- Antes da semeadura, colocar as sementes na água por 24 horas, para melhorar a geminação.

- A colheita deve ser feita no período da manhã provoca menos irritação à pele, para quem tem alergia.

- Após 3 meses poda-se a cerca de 20 cm do chão.

- Cuidado na aplicação de água: água em excesso pode matar a planta, mas na falta à planta não se desenvolve bem.

- Faz o desbaste do quiabo, quando a planta atingir 15ª 20 cm de altura, deixando uma planta por cova.

- Tratos culturais com capinas e herbicidas registrados

- Não aplicar defensivos 10 dias antes da comercialização.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT, da área Horticultura, entre eles o Curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os mais comuns, fáceis de serem cultivados e manejados, listam-se os seguintes vegetais listados nos links de referência abaixo. Clique e confira!

Horta - vegetais cultivados em pequena quantidade para o consumo próprio

Abobrinha (Cucurbita pepo L.)

Acelga (Beta vulgaris cicla)

Agrião (Nasturtium officinale)

Alcachofra (Cynara cardunculus subsp scolymus)

Alface (Lactuca sativa)

Alho Poró (Allium porrum)

Almeirão (Cichorium intybus)

Aspargo (Asparagus setaceus)

Bardana (Arctium lappa)

Batata (Sclanum tuberosum)

Berinjela (Solanum melongena)

Beterraba (Beta vulgaris)

Brócolis (Brassica oleracea)

Cebola (Allium Cepa L.)

Cenoura (Daucus carota)

Chicória (Cichorium endivia)

Couve (Brassica oleracea)

Couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis L.)

Ervilha (Pisum sativum)

Espinafre (Spinacia oleracea)

Fava (Vicia faba)

Grão-de-bico (Cicer arietinum L.)

Inhame (Colocasia esculenta)

Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza)

Mostarda (Sinapis alba)

Nabo (Brassica rapa L.)

Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller)

Pepino (Cucumis sativus)

Pimentão (Capsicum annuum)

Repolho (Brassica oleracea var. Capitata L.)

Serralha (Sonchus oleraceus)

Taioba (Xanthosoma sagittifolium)

Tomates (Solanum lycopersicum)

Vagem (Phaseolus vulgaris)

Por Silvana Teixeira

Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco

Horta - como plantar Quiabo.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ermelida Maria dos Santos

30 de out de 2019

Quero muito receber informações sobre época de plantios de hortaliças

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de out de 2019

Olá, Ermelida

Como vai?

Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área de hortaliças.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso em questão.

Atenciosamente,

Erika Lopes

ALEXANDRE ALMEIDA

16 de out de 2019

Obrigado pela ajuda relativamente ao texto do quiabo

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out de 2019

Olá, Alexandre

Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.

Enviaremos para o seu email, a  partir de agora, nosso boletim informativo.Nele você receberá importantes artigos na área de horticultura/agricultura.

Atenciosamente,


Erika Lopes

Jucivania

3 de jun de 2019

Olá pessoal. Tenho uma dúvida, ganhei um quiabo diferente parece uma bola, só que quando cortado da a aparência de estrelado, é verde igual ao quiabo comum. Como plantar? Há aprendi muito com essa matéria. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de jun de 2019

Olá Jucivania,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo, e que ele contribuiu para o seu aprendizado.

Em relação ao plantio, você deverá realizar a extração da semente e deixá-la secar, para depois semeá-la.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

 

 

Dalvandina

18 de mai de 2019

Eu gostaria de saber mais, pois estou fazendo um plantio de quiabo, mas não tenho prática nesta área.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai de 2019

Olá Dalvandina,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que irá lhe ajudar a ter sucesso com o cultivo de quiabo.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

ROSA ZAMBOM

26 de mai de 2018

BOA NOITE. É A 1ª VEZ QUE LEIO CPT E GOSTEI MUITO. TENHO ALGUNS PÉS DE QUIABO EM CASA E SUAS FOLHAS ESTÃO ESBRANQUIÇADAS E UM TANTO MAIS ESTREITAS. QUAL O MOTIVO? UM ABRAÇO

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai de 2018

Olá Rosa,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

José Antonio da Silva

13 de set de 2017

Estava pesquisando o google para saber como plantar quiabo, achei vários, mas a que mais me satisfez foi a do CPT. Parabéns pelo texto Muito grato

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de set de 2017

Olá, José.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Jeovan barboza da silva

30 de jun de 2017

Sou produtor de quiabo e gostaria de saber se adubaçao por fertirrigaçao diminui a produtividade da planta nos periodos mais frios?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jul de 2017

Olá, Jeovan.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que você procure um técnico agrícola para obter essa informação.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Sandro jose dos santos

30 de mai de 2017

Sou técnico agrícola e gostei de ver essas dicas do plantio de quiabo.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mai de 2017

Olá Sandro,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Demarcos Mendes de Oliveira

6 de abr de 2017

Gostei muito da explicação sobre o quiabo

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de abr de 2017

Olá Demarcos,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Haroldo jose

6 de out de 2016

Qual o tipo de quiabo mais consumido para comercialização

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de out de 2016

Olá Haroldo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A variedade mais plantada é a Santa Cruz 47.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!