
O grão-de-bico (Cicer arietinum L.) é uma leguminosa produzida, principalmente, no Sul do Brasil. É uma planta de origem asiática, de regiões muito frias e, por este razão, se adapta melhor na região Sul, por suas temperaturas mais baixas. Apesar disto, existem variedades que podem se adaptar às condições do cerrado e com uma produtividade muito boa, acima das médias mundiais. É uma planta herbácea, de ciclo anual, com folhas verde-amareladas, flores brancas e que alcança até 60 cm de altura.
Rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, contém uma grande quantidade de celulose, contida na casca. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol. Contém ainda elevadas quantidades de ácido fólico. Cada 100g de grão, contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria, fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.
O grão-de-bico é um alimento mais rico do que o feijão em muitos aspectos. Entre 20 e 30% de sua constituição é pura proteína. Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Se for consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, reduz o nível de colesterol ruim e regula o intestino.
Mas sua qualidade mais famosa é de gerar felicidade: possui mais triptofano do que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate essa bela fonte de bem-estar e redução do stress. Por ter ômega 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode se beneficiar da leguminosa.
Apesar de não ser muito comum na alimentação dos brasileiros, a produção atual não é suficiente para atender o mercado interno, fazendo com que exista um processo de importação regular desse produto, principalmente do Chile e Argentina. Sendo um alimento relativamente barato oferece uma grande versatilidade na culinária e é indispensável numa dieta alimentar equilibrada. Para o consumo humano, é preparado cozido e, além disso, suas folhas são utilizadas como forragem para alimentação animal.
O desenvolvimento do cultivo do Grão-de-bico é melhor em regiões que apresentem temperaturas ao redor de 9ºC a 11ºC, podendo ser ainda menores, mas sem geadas, especialmente durante o período de floração. Os solos mais indicados para o seu plantio são os argilosos ou os arenosos, que podem variar de textura.
Devido às suas raízes profundas, o Grão-de-bico resiste bem a longos períodos de seca, mas não suporta grandes volumes de água. Com isso, a irrigação deve ser controlada, sendo necessária a sua aplicação cerca de 60 dias após o plantio.
Como plantar o Grão-de-Bico
1. O Grão-de-bico prefere solos de textura sílico-argilosa, ricos em nutrientes e matéria orgânica, profundos, bem drenados, com um pH próximo ao neutro ou alcalino, entre os 6 e 9 , e com baixa salinidade
2. O solo deve ser preparado como se fosse para o cultivo de milho e o plantio é feito em linhas, com espaçamento de 40 cm e 15 cm entre as plantas. Com o plantio em linhas, pode-se utilizar a mecanização, para melhores resultados, dependendo da área plantada.
3. Para que a fertilidade do solo seja adequada, de acordo com as necessidades desta cultura, deve-se proceder a uma análise, cerca de 5 meses antes do plantio, para que sejam feitas as devidas correções e a fertilização indicada.
4. O plantio pode ser feito na primavera ou verão (em regiões de climas mais frios) ou no inverno (em regiões de clima tropical). Nos cerrados brasileiros, é feito entre o início de abril até o início de maio.
5. A colheita é realizada em agosto, quando as plantas são cortadas e colocadas para secar.
6. Os tratos culturais mais importantes são a limpeza regular do terreno, deixando-o livre das invasoras. Além disso, podemos intercalar a cultura do Grão-de-bico com a cevada e trigo, entre outras.
7. As doenças que mais atacam esta cultura são a ferrugem, o pó branco do Grão-de-bico e a queima do Grão-de-bico. As pragas mais comuns são os nematoides e a lagarta do grão.
Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT, da área Horticultura, entre eles o Curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Entre os mais comuns, fáceis de serem cultivados e manejados, listam-se os seguintes vegetais listados nos links de referência abaixo. Clique e confira!
Horta - vegetais cultivados em pequena quantidade para o consumo próprio
Agrião (Nasturtium officinale)
Alcachofra (Cynara cardunculus subsp scolymus)
Couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis L.)
Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza)
Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller)
Quiabo (Abelmoschus esculentus)
Repolho (Brassica oleracea var. Capitata L.)
Taioba (Xanthosoma sagittifolium)
Tomates (Solanum lycopersicum)
Por Silvana Teixeira
Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ta
26 de ago de 2020Quero plantar grão de bico. Como faço adiquir

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de ago de 2020Agradecemos sua visita a nosso site!
Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos! Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa

Willardes Vaz
25 de out de 2019Estava curioso pra saber se onde vem o grão de bico e fiquei surpreso com o que li, obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de out de 2019Olá,Willardes
Como vai?
Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre nossos cursos.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Elídio
28 de set de 2019O comprado no mercado germina

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de out de 2019Olá Elídio,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O grão de bico vendido no mercado pode ser que germine, porém, a chance de sucesso é baixa, pelo fato deles serem armazenados e comercializados em sacos plásticos, o que causa danos aos embriões.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

João Guin Filho
23 de out de 2013Onde consigo semente de grão de bico para área de cerrado??? para 50 ha. sds

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de out de 2013Olá, João Guin!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações de onde encontrar sementes de grão-de-bico, recomendamos que procure em casas especializadas em produtos agrícolas.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

sonia Teresinha zardo
12 de out de 2013Como faço para conseguir sementes para fazer o plantio do grão-de-bico ? Moro em SC ,região Sul. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de out de 2013Olá, Sônia Teresinha!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Recomendamos que entre em contato com o Embrapa de sua cidade ou região para mais informações sobre a semente de grão-de-bico.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos