WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Horta caseira: como adubar as hortaliças

É muito importante ter no solo o que as plantas necessitam, por isso a adubação é fundamental. Ela pode ser feita de dois tipos básicos: orgânica e mineral

Horta caseira: como adubar as hortaliças   Artigos CPT

 

As hortaliças são plantas de crescimento rápido, cultivadas intensamente e produzem grande quantidade de alimentos por metro quadrado de canteiro, consequentemente retiram do solo muitos nutrientes, tais como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

“Devido a este fato é muito importante ter no solo o que as plantas necessitam, por isso a adubação é fundamental. Ela pode ser feita de dois tipos básicos: orgânica e mineral”, afirma João Tessarioli Neto, Professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Adubação Orgânica


A adubação orgânica pode ser feita com esterco curtido. O recomendado é colocar de 15 a 20 litros de esterco de curral ou 5 litros de esterco de galinha por metro quadrado de canteiro. O esterco deve ser bem incorporado a terra. É conveniente que esta adubação seja feita de 25 a 30 dias antes do plantio, pois se o esterco não estiver bem curtido ele continuará o processo de fermentação, o que causa seu aquecimento, e poderá matar plantas que estiverem em contato com ele.

A adubação orgânica é extremamente importante para o solo, pois além de fornecer nutrientes as plantas, ela também favorece a penetração da água e do ar na terra, e facilita a vida dos animais e plantas que vivem no solo e o tornam vivo.

Adubação Química


A adubação química ou mineral pode ser feita, colocando-se 200 gramas de superfosfato simples e 40 gramas de cloreto de potássio por metro quadrado de canteiro. Também, é importante a sua incorporação no solo. Uma alternativa é, em vez de colocar adubos simples, colocar 250 gramas de adubo químico da fórmula 4-14-8.

O fósforo é importante na formação das raízes, ajudando no pegamento das mudas; influi também na formação das flores, dos frutos e das sementes ajuda a formação de talos e ramos fortes e grossos. O potássio tem muita influência na qualidade das hortaliças; os frutos ficam mais "cheios", mais resistentes às doenças e mais firmes nos galhos. O nitrogênio aumenta o tamanho e o brilho das folhas, favorecendo o crescimento geral das plantas.

Gostou da matéria? Leia também:


Cobertura morta em hortas caseiras: sim ou não?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Horticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!