WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Receitas fáceis para quem deseja aprender a cozinhar

Arroz, feijão, purê de batata e carne de panela para quem não tem experiência com a cozinha

Mulher cozinhando - imagem ilustrativa

Há quem acredite que cozinhar é um dom. De certa forma, algumas pessoas já nascem com um “pé” na cozinha e conseguem temperar os alimentos e cozinha-los praticamente de olhos fechados. No entanto, mesmo quem não se acha bom para as panelas, pode aprender a cozinhar e a fazer pratos simples, mas, ao mesmo tempo, deliciosos.

O professor do Curso CPT Básico de Cozinha, Eiji Tomimatsu, destaca que cada vez mais pessoas estão se apaixonando pela arte de cozinhar, seja de forma amadora, seja de forma profissional. Dominar as técnicas da culinária não é algo tão difícil, mas requer dedicação e paciência.

Como posso aprender a cozinhar melhor?

A seguir, apresentamos algumas dicas que você deve seguir se está começando agora o seu “caminho” até a cozinha:

- Em primeiro lugar, siga sempre a receita. Respeite a temperatura dos alimentos, a quantidade correta e só tente substituir um ingrediente pelo outro quando você já estiver mais acostumado a cozinhar;

- Tenha sempre tudo em mãos e confira os ingredientes antes. Nunca comece a fazer uma receita sem checar a sua despensa;

- Com certeza você já ouviu falar que “a prática leva à perfeição”. Se o seu primeiro bolo queimou, se a sua carne não ficou no ponto ou se o arroz empapou, não desanime. Repita a receita e insista nela até conseguir.

- Nunca deixe para provar a comida apenas depois de pronta. Coloque sal, tempere e prove o tempo todo para que você consiga fazer os ajustes necessários;

- A paciência é uma virtude! Muitos pratos, ainda que simples, demandam muitos processos, que às vezes são muito específicos. Siga-os!

- Não tenha medo de errar!

 

Receitas básicas para quem está começando

Agora que você já recebeu algumas dicas, prepare-se para as receitas:


Arroz soltinho


Ingredientes

1 colher (sopa) de manteiga
1 fio de azeite e de óleo
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 xícaras (chá) de arroz (400 g)
4 xícaras (chá) de água fervente
Sal

Modo de preparo

Em fogo médio, derreta a manteiga com o azeite e o óleo e refogue a cebola até murchar. Junte o alho e mexa até começar a dourar. Acrescente o arroz e vá mexendo para que os grãos fiquem envolvidos por igual na gordura. Refogue até secar e ficar com os grãos brancos e desidratados. Despeje a água, tempere com sal a gosto, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por uns 10 minutos ou até amaciar e secar. Abafe a panela por 5 minutos antes de servir.


Feijão


Ingredientes

500g de feijão
2,5 litros de água
100g de bacon em cubos (reserve o couro com a gordura)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho espremidos
1 folha de louro
Coentro a gosto
Sal

Modo de Preparo

Atenção: Esta receita requer 8 horas para demolhar.

Deixe o feijão limpo e lavado de molho de um dia para o outro em uma vasilha com água. Esse processo elimina ácidos que dificultam a digestão. Depois desse tempo, escorra e transfira o feijão para a panela de pressão. Junte a água, tampe e cozinhe por 20 minutos, contados a partir da fervura (chiado). Enquanto isso, frite o bacon e o couro na própria gordura até dourar e ficar sequinho. Descarte o excesso de gordura, adicione o azeite e a cebola e refogue até começar a dourar. Junte o alho e refogue mais. Libere a pressão para abrir a panela e acrescente o louro, o refogado de bacon e coentro a gosto. Tempere com sal e deixe cozinhar, sem tampa e mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos ou até o caldo engrossar.


Purê de batata


Ingredientes

1 kg de batatas
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite quente
Parmesão a gosto
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada

Modo de preparo

Cozinhe as batatas com casca (para não perderem nutrientes e ficarem sequinhas) em água com sal até amaciarem e escorra. Descasque e esprema as batatas ainda quentes (com cuidado para não se queimar). Transfira para uma panela já aquecida em fogo médio, acrescente a manteiga e o leite e misture até ficar na textura desejada (se quiser mais firme, acrescente leite em pó). Abaixe o fogo, tempere com pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto, acerte o sal e misture rapidamente. Adicione o parmesão e mantenha no fogo, mexendo sempre, até incorporar.

Dica!

Se desejar incrementar a receita com mais sabor, acrescente 2 colheres (sopa) de alho ralado frito e, para aveludar, creme de leite de caixinha a gosto no final, misturando bem.


Carne de panela


Ingredientes

2 kg de lagarto ou alcatra em peça
200 g de toucinho defumado cortado em tiras pequenas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 dentes de alho amassados
1 maço de cheiro-verde
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
2 cebolas grandes picadas
1 colher (sopa) de vinagre

Modo de preparo

Limpe bem a carne, esfregando-a com um pano úmido, sem lavar. Com uma faca afiada, faça vários furos e enfie neles metade do toucinho. Tempere a carne, esfregando-a bem com o sal, a pimenta-do-reino e o alho. Junte o cheiro-verde e adicione o vinho. Deixe tomar gosto nesse tempero por pelo menos 2 horas. Numa panela grande, derreta o toucinho restante e refogue a cebola até que fique dourada e macia. Coloque a peça de carne, acrescente os temperos e regue com o vinagre. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, até que a carne esteja macia. Se necessário, pingue um pouco de água para não queimar a carne. Sirva cortada em fatias, acompanhada de arroz e legumes cozidos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gastronomia:

Básico de Cozinha
Profissional de Cozinha
Profissional Avançado de Cozinha

Fonte e receitas: Ana Maria Braga – anamariabraga.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!