WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como fazer café

Conheça o passo a passo sugerido pela especialista do curso Receitas com Café

 

Aprenda a fazer um bom café e surpreenda os paladares mais exigentes. Foto: DeviantART

Para muitas pessoas, fazer café ainda é um mistério. O jeito certo de preparar a tradicional bebida sempre gera controvérsias. A primeira diz respeito às quantidades de ingredientes e, nesse caso, um dos desafios é agradar os mais diversos paladares, já que uns preferem café forte e outros o preferem fraco. Uns são a favor do sabor amargo, o mais puro possível, e portanto são partidários da pouca ou nenhuma adição de açúcar.

Outra discordância refere-se à maneira correta de combinar os elementos. Algumas pessoas acreditam que o método correto é colocar o pó na água quente (em certos casos o açúcar também) e em seguida coar. Por outro lado, há também quem defenda radicalmente que essa mistura jamais deve existir. E você? Como prepara o seu cafezinho de cada dia?

Para Maria Goretti Starling de Oliveira, professora do curso Receitas com Café – Para Cafeterias, Lanchonetes, Restaurantes e Hotéis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a melhor maneira de começar é primeiro colocar o pó no coador e depois esquentar a água. Ao longo do curso, a especialsta dá várias outras dicas sobre detalhes importantes que podem fazer a diferença no preparo do café, tanto caseiro quanto para estabelecimentos que sirvam a bebida. Oliveira orienta por exemplo que é preciso ter alguns cuidados com a água, "se o líquido passar de 90ºC, queima os óleos essenciais do café, modificando totalmente o sabor. Caso não possua termômetro, basta ver quando a água formar um rosário de bolinhas em toda a volta, onde entra em contato com a superfície do recipiente", afirma.

Sobre o açúcar, ela diz que não se deve adoçar a água do café em hipótese alguma. Já na fase final do preparo, "tome um gole do café antes de adoçá-lo para aprender a diferenciar o sabor de um café de qualidade de outro de qualidade inferior. O bom café tem o sabor adocicado", recomenda.

Confira as outras dicas da professora Maria Goretti Starling de Oliveira, acessando o curso. Abaixo, segue a receita de como fazer café, sugerida pelo curso.


Utensílios necessários

Termômetro usado em cozinhas industriais;
Copo medidor;
Porta coador de papel;
Recipiente para receber o café pronto;
Recipiente para aquecer a água;
Garrafa térmica.

Ingredientes

1 litro de água mineral ou filtrada sem cloro;
6 colheres de sopa bem cheias de pó de café.

Obs.: A presença de cloro na água modifica o sabor. Cada colher cheia de pó deve pesar, aproximadamente, 12g.

Modo de preparo

Coloque o pó no coador, de preferência de papel, sem amassar com a colher, deixando-o totalmente fofo para facilitar a passagem da água. Esquente a água até chegar a 90ºC. Não deixe ferver. Jogue a água em ponto de fio, no coador, no centro do pó e não em volta. O fio de água vai puxar toda a oleosidade do café para o centro e trazê-la para baixo.

Como adoçar


2 colheres de sopa de açúcar para cada colher de pó utilizada, ou seja, 12 colheres de sopa de açúcar. Misture em todo o café e sirva a seguir. Se for usar adoçantes, siga as recomendações do fabricante, que deverão estar no rótulo. Rendimento: 1 litro de café serve, aproximadamente, 20 xícaras pequenas de 50ml.

Por Luci Silva


Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ana Paula Campos

20 de out. de 2016

Amei a dica!

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de out. de 2016

Olá Ana Paula,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!