Na educação ambiental, a pedagogia de projetos é um recurso extremamente útil. Ela confere uma nova lente sobre os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. A pedagogia de projetos mostra como é possível explorar vários aspectos referentes ao contexto do aluno e utilizá-los em prol do ensino/aprendizagem. Para esse conceito, aprender é mais que memorizar, é também interagir com o ambiente e seus elementos.
“Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto, em que é utilizado; sendo, por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais do processo”, afirma Ginia César Bontempo, especialista em educação ambiental infantil e professora do curso Educação Ambiental Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. O curso mostra a sequência de como aplicar a pedagogia de projetos. Antes de chegar ao projeto, propriamente dito, é preciso formular o problema. Depois, vem o desenvolvimento, cujo foco são as estratégias para atingir os objetivos. Já a fase final é chamada de síntese.
De acordo com a especialista, a formação do aluno não pode ser apenas uma atividade intelectual. Ela deve ser um processo abrangente, em que também seja forte o elemento realidade. Em outras palavras, o aprendizado ocorre por meio da intervenção no real, participando e vivenciando com sentimento, atitudes e escolhas. “Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados e pela ação desencadeada”, acrescenta.
Com tais propostas, a pedagogia de projeito mostra-se interessante, pois não se limita aos paradigmas tradicionais, mas sabe utilizá-los a favor do dinamismo na educação. Por meio de várias atividades, ela estimula a autonomia e a responsabilidade nos alunos, já que esses participam efetivamente do processo de aprendizagem.
No que diz respeito à educação ambiental, “é importante privilegiar, durante os diferentes projetos, as saídas a campo e as excursões ecológicas: passeio pelo bairro, onde a escola está inserida, visita à estação de tratamento de água, trilha no parque municipal ou excursão a um parque estadual”, aconselha a professora do curso.
Diante dessas explanações, tem-se que o educador pode se sentir livre para ser criativo na elaboração do projeto na área de educação ambiental. Mas, para que ele atenda de fato às necessidades do grupo, é importante que haja discussões entre os professores e também com os pais dos alunos. Assim, será possível realizar um trabalho com enfoque em problemas reais e possíveis de trabalhar na educação infantil.
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Por Luci Silva
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Comentários
Hosana
20 de mai. de 2014Gostei muito. Parabéns! Gostaria de ideias para trabalhar com projetos no Reinventando o Ensino Médio. Componente curricular: MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS.
Resposta do Portal Cursos CPT
21 de mai. de 2014Olá, Hosana!
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Ana Carolina dos Santos