WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é pedagogia de projetos

Todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto em que é utilizado

 

A formação do aluno não é apenas uma atividade intelectual

Na educação ambiental, a pedagogia de projetos é um recurso extremamente útil. Ela confere uma nova lente sobre os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. A pedagogia de projetos mostra como é possível explorar vários aspectos referentes ao contexto do aluno e utilizá-los em prol do ensino/aprendizagem. Para esse conceito, aprender é mais que memorizar, é também interagir com o ambiente e seus elementos.

“Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto, em que é utilizado; sendo, por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais do processo”, afirma Ginia César Bontempo, especialista em educação ambiental infantil e professora do curso Educação Ambiental Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. O curso mostra a sequência de como aplicar a pedagogia de projetos. Antes de chegar ao projeto, propriamente dito, é preciso formular o problema. Depois, vem o desenvolvimento, cujo foco são as estratégias para atingir os objetivos. Já a fase final é chamada de síntese.

De acordo com a especialista, a formação do aluno não pode ser apenas uma atividade intelectual. Ela deve ser um processo abrangente, em que também seja forte o elemento realidade. Em outras palavras, o aprendizado ocorre por meio da intervenção no real, participando e vivenciando com sentimento, atitudes e escolhas. “Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados e pela ação desencadeada”, acrescenta.

Com tais propostas, a pedagogia de projeito mostra-se interessante, pois não se limita aos paradigmas tradicionais, mas sabe utilizá-los a favor do dinamismo na educação. Por meio de várias atividades, ela estimula a autonomia e a responsabilidade nos alunos, já que esses participam efetivamente do processo de aprendizagem.

No que diz respeito à educação ambiental, “é importante privilegiar, durante os diferentes projetos, as saídas a campo e as excursões ecológicas: passeio pelo bairro, onde a escola está inserida, visita à estação de tratamento de água, trilha no parque municipal ou excursão a um parque estadual”, aconselha a professora do curso.

Diante dessas explanações, tem-se que o educador pode se sentir livre para ser criativo na elaboração do projeto na área de educação ambiental. Mas, para que ele atenda de fato às necessidades do grupo, é importante que haja discussões entre os professores e também com os pais dos alunos. Assim, será possível realizar um trabalho com enfoque em problemas reais e possíveis de trabalhar na educação infantil.

Conheça outros aspectos da pedagogia de projetos e da educação ambiental infantil. Acesse e conheça o curso CPT. Nele, você encontrará outros tópicos como por que trabalhar a educação ambiental; educação Infantil X educação ambiental e fazendo arte com sucata.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Hosana

20 de mai de 2014

Gostei muito. Parabéns! Gostaria de ideias para trabalhar com projetos no Reinventando o Ensino Médio. Componente curricular: MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai de 2014

Olá, Hosana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu endereço de e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!