WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Musicalização infantil - canções de roda

Musicalização infantil - canções de roda

 

Das brincadeiras com palmas e pés, depois com o corpo, e, por fim, com instrumentos de percussão, podemos avançar um pouco mais com a turma. Passamos a trabalhar a interação entre as crianças, partindo para atividades em que todos têm de colaborar com todos para que a atividade dê certo e para que seja divertida. Em um primeiro momento, o melhor para que essa interação ocorra na musicalização é o uso das canções de roda.

Apesar de todo o bombardeio da mídia em favor do “pop”, as canções de roda permanecem no tempo, o que é um fato curioso e interessante. É certo que estiveram bem mais presentes entre as crianças de gerações passadas, mas, por sua força como elemento lúdico, continuam sendo cantadas, passadas de pai para filho de gerações a gerações. Isso demonstra o quão interessantes elas são.

Para as crianças, as canções de roda são de fácil assimilação, pois as rimas e a métrica usadas são muito simples, e ainda por cima despertam a vontade de cantar. Você pode começar com sua turma usando uma bem simples, que se parece muito com as atividades rítmicas que vimos anteriormente, usando palmas e pés. É uma brincadeira muito interessante que combina letra, melodia e a marcação do compasso com pés e palmas de forma coordenada. Trata-se da canção “ Olha palma, palma, palma, olha pé, pé, pé .....”.

Brincadeira do chapéu

Uma canção de roda, com a qual podemos intensificar a interação entre as crianças, é a brincadeira do chapéu. Sugestão de canção: “Fui à Bahia buscar meu chapéu ....” Esta é uma atividade em que há necessidade de contato entre as crianças. Trata-se de uma canção de roda em que entre todos os membros do grupo, uma criança recebe um chapéu na cabeça, e que deve passar o chapéu para o próximo da roda, escolhendo aleatoriamente entre os colegas aquele que ficará com o chapéu. Antes de iniciar qualquer atividade, explique bem às crianças como a brincadeira irá se desenrolar. Depois inicie a brincadeira, interrompendo, quando necessário, para corrigir eventuais falhas.

Nessa atividade, além de cantar e dançar na rodinha, as crianças precisam estar atentas ao momento certo de passar o chapéu. Isso leva a um verdadeiro exercício de harmonia e respeito ao outro e ao grupo. Todos precisam participar para a brincadeira dar certo, e todos têm de respeitar a hora de cada um fazer sua parte. Antes, todos tinham de bater pés ou palmas no momento certo. Agora terão de respeitar a vez do outro, esperar a sua própria vez, fazer a ação na hora certa. Com isso, estamos trabalhando o contato e a socialização.

Não há dúvidas de que as canções de roda são uma das melhores formas de iniciar e desenvolver o processo de musicalização de seus alunos.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Educação Infantil, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o curso Educação Infantil – Musicalização Infantil.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Musicalidade Infantil:

A importância da música na primeira infância

Aptidões da criança

Atividades rítmicas usando o corpo

Atividades rítmicas com instrumentos

Atividades lúdicas

Temas musicais

Formação do coral infantil

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Eurico José Pinto

10 de jul de 2018

Parabéns por esses excelentes curso Sou professor Pedagogo e Magistério Pós Graduado em Educação Especial. Farei esses curso e eles são importante para a formação dos estudantes e professores.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jul de 2018

Olá Eurico,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

cintia valeria da silveira

9 de set de 2015

Gostei muito das matérias, gostaria de saber se vocês estarão na bienal do rj.bjoks.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de set de 2015

Olá, Cíntia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Infelizmente em ano não estaremos participando.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

MONICA REGINA RUMBELSPERGER DE CARVALHO

1 de out de 2013

Gostei muito de ler a respeito desse conteúdo fantástico sobre musicalização infantil visto que estou iniciando agora esse trabalho com meus alunos e percebo a importância de fazer um mero resgate das cantigas de roda, pois as crianças estão perdendo o valor e mesmo a cultura de nossos antepassados.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out de 2013

Olá, Mônica!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!