WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Musicalização infantil - canções de roda

Musicalização infantil - canções de roda

 

Das brincadeiras com palmas e pés, depois com o corpo, e, por fim, com instrumentos de percussão, podemos avançar um pouco mais com a turma. Passamos a trabalhar a interação entre as crianças, partindo para atividades em que todos têm de colaborar com todos para que a atividade dê certo e para que seja divertida. Em um primeiro momento, o melhor para que essa interação ocorra na musicalização é o uso das canções de roda.

Apesar de todo o bombardeio da mídia em favor do “pop”, as canções de roda permanecem no tempo, o que é um fato curioso e interessante. É certo que estiveram bem mais presentes entre as crianças de gerações passadas, mas, por sua força como elemento lúdico, continuam sendo cantadas, passadas de pai para filho de gerações a gerações. Isso demonstra o quão interessantes elas são.

Para as crianças, as canções de roda são de fácil assimilação, pois as rimas e a métrica usadas são muito simples, e ainda por cima despertam a vontade de cantar. Você pode começar com sua turma usando uma bem simples, que se parece muito com as atividades rítmicas que vimos anteriormente, usando palmas e pés. É uma brincadeira muito interessante que combina letra, melodia e a marcação do compasso com pés e palmas de forma coordenada. Trata-se da canção “ Olha palma, palma, palma, olha pé, pé, pé .....”.

Brincadeira do chapéu

Uma canção de roda, com a qual podemos intensificar a interação entre as crianças, é a brincadeira do chapéu. Sugestão de canção: “Fui à Bahia buscar meu chapéu ....” Esta é uma atividade em que há necessidade de contato entre as crianças. Trata-se de uma canção de roda em que entre todos os membros do grupo, uma criança recebe um chapéu na cabeça, e que deve passar o chapéu para o próximo da roda, escolhendo aleatoriamente entre os colegas aquele que ficará com o chapéu. Antes de iniciar qualquer atividade, explique bem às crianças como a brincadeira irá se desenrolar. Depois inicie a brincadeira, interrompendo, quando necessário, para corrigir eventuais falhas.

Nessa atividade, além de cantar e dançar na rodinha, as crianças precisam estar atentas ao momento certo de passar o chapéu. Isso leva a um verdadeiro exercício de harmonia e respeito ao outro e ao grupo. Todos precisam participar para a brincadeira dar certo, e todos têm de respeitar a hora de cada um fazer sua parte. Antes, todos tinham de bater pés ou palmas no momento certo. Agora terão de respeitar a vez do outro, esperar a sua própria vez, fazer a ação na hora certa. Com isso, estamos trabalhando o contato e a socialização.

Não há dúvidas de que as canções de roda são uma das melhores formas de iniciar e desenvolver o processo de musicalização de seus alunos.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Educação Infantil, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o curso Educação Infantil – Musicalização Infantil.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Musicalidade Infantil:

A importância da música na primeira infância

Aptidões da criança

Atividades rítmicas usando o corpo

Atividades rítmicas com instrumentos

Atividades lúdicas

Temas musicais

Formação do coral infantil

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fabilene

26 de fev. de 2021

Uma matéria maravilhosa e inspiradora

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev. de 2021

Olá, Fabilene

Tudo bem?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika

Eurico José Pinto

10 de jul. de 2018

Parabéns por esses excelentes curso Sou professor Pedagogo e Magistério Pós Graduado em Educação Especial. Farei esses curso e eles são importante para a formação dos estudantes e professores.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jul. de 2018

Olá Eurico,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

cintia valeria da silveira

9 de set. de 2015

Gostei muito das matérias, gostaria de saber se vocês estarão na bienal do rj.bjoks.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de set. de 2015

Olá, Cíntia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Infelizmente em ano não estaremos participando.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

MONICA REGINA RUMBELSPERGER DE CARVALHO

1 de out. de 2013

Gostei muito de ler a respeito desse conteúdo fantástico sobre musicalização infantil visto que estou iniciando agora esse trabalho com meus alunos e percebo a importância de fazer um mero resgate das cantigas de roda, pois as crianças estão perdendo o valor e mesmo a cultura de nossos antepassados.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out. de 2013

Olá, Mônica!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!