WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Musicalização infantil - atividades lúdicas

Musicalização infantil - atividades lúdicas

 

Inicialmente, vamos definir as atividades lúdicas como sendo aquelas desenvolvidas por meio de jogos e brincadeiras. São atividades que normalmente são muito bem recebidas pelas crianças, e trazem resultados fantásticos em termos de envolvimento. Uma das brincadeiras pode ser feita com cones de plástico, que são sucatas de confecções. Esta é uma atividade em que a criatividade e a improvisação se mostram como fatores fundamentais para o trabalho de musicalização.

Brincadeira com cones plásticos

Distribua um cone de plástico para cada criança, e passe a orientá-las sobre o que fazer com os cones. Primeiro peça para que batam o cone em pé sobre a mesa uma vez, prestando atenção no ruído produzido. Repita isso várias vezes, e peça para que cada aluno descreva o que ouviu. Depois peça para que o cone seja batido de cabeça para baixo, o que vai alterar completamente o som emitido. Novamente, pergunte o que a turma ouviu, ajudando nessa descrição.

A seguir, peça para que todos virem o cone de lado, e novamente batam sobre a mesa. Comente com as crianças suas impressões: “Vocês notaram que o barulho tem hora que é grosso e tem hora que é mais fino? Vamos repetir batendo em cada posição.”

Após a repetição, confirme com cada criança o que foi que ouviu e solicite novos comentários. Depois disso, oriente as crianças a colocarem o cone no ouvido, como se fosse um fone, com a parte mais fina voltada para o ouvido, e pergunte o que estão ouvindo. Ouça os comentários e incentive todos os alunos a falarem. Tente ajudá-los a perceber que o som é amplificado.

Os cones podem ser usados para se perceber variações do som, grave, agudo, alto, baixo, entre outros. No entanto, o professor deve participar das brincadeiras, como no caso dos cones, não apenas demonstrando para as crianças, mas também brincando junto.

O próximo passo é utilizar o cone como se fosse um microfone, com a parte mais fina virada para a boca. Peça para as crianças falarem ou emitirem ruídos com a boca e espere as reações. Motive-os a comentar a experiência. Faça comentários como: “O que houve com sua voz?” Parece que a voz da gente aumentou de volume também né? Vocês viram que, tanto no ouvido como na boca, ele parece que aumenta o volume do som.”

Uma música para o cone

Você pode terminar a atividade dos cones cantando a canção do cone, que incentiva as crianças a imaginarem e utilizarem o cone de diferentes maneiras. No entanto, certifique-se de que cada criança estará com seu próprio cone. Explique para as crianças que será tocada uma música e que elas irão fazer com o cone o que a letra da música está sugerindo: “Vai virar um chapéu, um violão, um microfone,...”

Repita a canção, uma ou duas vezes, em uma única aula, e toda a brincadeira, mais duas ou três vezes, em outras aulas. Não se esqueça de verificar se todos estão participando e de incentivar o grupo a se envolver com a brincadeira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Educação Infantil, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o curso Educação Infantil – Musicalização Infantil.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Musicalidade Infantil:

A importância da música na primeira infância

Aptidões da criança

Atividades rítmicas usando o corpo

Atividades rítmicas com instrumentos

Canções de roda

Temas musicais

Formação do coral infantil

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

vinicius josé

3 de out de 2014

Esse blog é um máximo.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de out de 2014

Olá, Vinícius!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo do nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!